Roménia promove vacinação contra a Covid-19 com lotaria e prémios elevados

  • Lusa
  • 22 Setembro 2021

O lançamento da lotaria coincide com a chegada ao país de uma quarta onda do SARS-CoV-2, que ameaça colapsar o precário sistema de saúde do país.

A Roménia anunciou uma “lotaria de vacinação” que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização no país, a segunda mais baixa da União Europeia.

Quase nove meses após o início da campanha, apenas 32,8% dos romenos adultos receberam a vacina. A taxa de vacinação ronda os 80% em toda a UE.

Entre 1 de outubro e o final do ano este sorteio vai oferecer mais de mil prémios em dinheiro e o Governo espera assim convencer os cidadãos a vacinarem-se.

O lançamento da lotaria coincide com a chegada ao país de uma quarta onda do SARS-CoV-2, que ameaça colapsar o precário sistema de saúde do país.

A Roménia registou 6.789 novos casos do novo coronavírus na terça-feira, o maior número de infeções diárias até agora neste ano, e 129 óbitos por Covid-19, o maior número de mortos desde julho.

Além disso, 990 pacientes com Covid-19 foram internados nos cuidados intensivos na Roménia, com alguns hospitais no limite da sua capacidade.

De acordo com dados oficiais, a Roménia tem 1.131 camas nos cuidados intensivos para pacientes com Covid-19, assim, será forçada a aumentar o número de vagas se o número de pacientes com a forma grave da doença continuar a crescer.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.696.559 mortes em todo o mundo, entre mais de 229,01 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da APF.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Roménia promove vacinação contra a Covid-19 com lotaria e prémios elevados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião