iPhone 13 vai demorar mais tempo a chegar ao seu bolso

  • Joana Abrantes Gomes
  • 27 Setembro 2021

Atrasos na cadeia de fornecimento e a forte procura estão a levar a um dos mais longos períodos de espera dos últimos anos pelo mais recente modelo de telemóvel da Apple.

Quem deseja comprar um dos novos iPhone 13, lançados pela Apple no dia 14 de setembro, terá de esperar mais algumas semanas para o ter nas mãos. Atrasos na cadeia de fornecimento e a forte procura estão a levar a um dos mais longos períodos de espera dos últimos anos pelo mais recente modelo de telemóvel da marca norte-americana, revela esta segunda-feira a Reuters.

De acordo com analistas da J.P. Morgan e da Credit Suisse, os clientes da Apple em todo o mundo, que encomendaram previamente os novos modelos online, terão de esperar mais de quatro semanas pelo iPhone 13 Pro e Pro Max e cerca de duas semanas pelo iPhone 13. Só no mercado dos EUA – que representa mais de um terço das remessas do iPhone -, o tempo de entrega para a série de iPhones 13 foi entre 19 a 34 dias na segunda semana, comparado com sete a 20 dias na primeira semana, ambos superiores aos prazos de entrega para a série de iPhones 12.

“Embora reconhecidamente parte da expansão dos prazos de entrega se deva às restrições da cadeia de fornecimento, ainda encontramos o aumento material do prazo de entrega na semana 2 em relação à semana 1 como um indicador da robusta procura por atualizações, provavelmente excedendo as baixas expectativas dos investidores no lançamento”, disse o analista Samik Chatterjee da J.P. Morgan.

Empresas parceiras da Apple como a operadora Verizon, a Vodafone UK e a Best Buy já denunciaram problemas de procura elevada e de oferta de produtos em resposta a clientes no Twitter, sendo que muitos utilizadores das redes sociais também assinalaram os atrasos. “Com um atraso na entrega do iPhone 13 Pro Max mais vale cancelar [a encomenda]! Estão a falar [num atraso até] 30 de outubro”, afirmou um utilizador no Twitter.

No domingo, vários fornecedores da Apple e da Tesla suspenderam a produção em algumas fábricas chinesas durante alguns dias para cumprirem políticas mais restritivas de consumo de energia, colocando as cadeias de abastecimento em risco na época alta para a compra de bens eletrónicos.

O tempo de entrega dos iPhones da Apple, após um novo lançamento, é visto pelos analistas como uma das medidas para avaliar a procura do mais recente modelo de telefone da Apple.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

iPhone 13 vai demorar mais tempo a chegar ao seu bolso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião