PSD quer ouvir com urgência ministro da Defesa sobre proposta de exoneração do CEMA

  • Lusa
  • 29 Setembro 2021

Os sociais-democratas entregaram um requerimento para ouvir o ministro da Defesa Nacional sobre a intenção do Governo de propor a exoneração do Chefe do Estado-Maior da Armada.

O PSD entregou esta quarta-feira um requerimento para ouvir com urgência no parlamento o ministro da Defesa Nacional sobre a intenção do Governo de propor ao Presidente da República a exoneração do Chefe do Estado-Maior da Armada.

O requerimento, entregue esta quarta-feira, é dirigido ao presidente da Comissão de Defesa Nacional, o socialista Marcos Perestrello, e assinado pelo líder parlamentar do PSD Adão Silva e os deputados Ana Miguel dos Santos e Carlos Eduardo Reis.

Considerando as recentes notícias que referem a intenção do Governo de demitir o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), bem como as declarações de Sua Excelência o Presidente da República sobre esta matéria, vem o Partido Social Democrata requerer a audição urgente do senhor Ministro da Defesa Nacional, em reunião extraordinária da Comissão de Defesa Nacional, para prestar os necessários esclarecimentos sobre esta matéria”, lê-se.

Na terça-feira, fontes ligadas à Defesa Nacional disseram à agência Lusa que o Governo iria propor ao Presidente da República a exoneração do chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Mendes Calado, cargo que ocupa desde 2018, tendo sido reconduzido para mais dois anos de mandato com início em março deste ano.

Fonte próxima do processo e ligada à Defesa Nacional adiantou à Lusa que o Governo iria propor o vice-almirante Gouveia e Melo para substituir o atual chefe do Estado-Maior da Armada.

Esta quarta-feira, o Presidente da República afirmou que a saída do chefe do Estado-Maior da Armada antes do fim do mandato está acertada, mas não acontecerá agora, escusando-se a adiantar qual será a data.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD quer ouvir com urgência ministro da Defesa sobre proposta de exoneração do CEMA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião