Espanha: preços de Vida-risco nos bancos quase duplica prémio cobrado por seguradoras

  • ECO Seguros
  • 30 Setembro 2021

Análise comparativa envolvendo amostra composta por 24 entidades indica que a diferença nos preços de comercialização aumentou entre bancos e seguradoras.

Os seguros de Vida Risco vendidos pelos bancos são cerca de 90% mais caros do que os oferecidos pelas seguradoras, em Espanha, com a diferença a ampliar-se este ano face a 2020.

Para um capital seguro de 30 mil euros, o prémio cobrado nos bancos situa-se 86,7% acima do praticado pelas seguradoras. Segundo conclui o “Estudio comparativo de primas del seguro Vida Riesgo 2021,” elaborado pela INESE Data e a Global Actuarial, a diferença encontrada é ainda superior se considerado um capital de 120 mil euros, em que o prémio médio cobrado pelas seguradoras situa-se a um nível 92,6% abaixo do valor praticado pelas entidades bancárias.

Os dados, baseados em propostas com recolha concretizada por clientes mistério (com recurso à técnica de mistery shopping) junto de amostra composta de 6 bancos e 18 seguradoras, representam ofertas Vida-Risco para clientes com 35, 40, 45 e 50 anos de idade, detalha o BDS, boletim da Inese.es.

O preço médio cobrado pelos bancos a clientes com estes perfis rondou 185,6 euros para um capital de 30 000 euros e de 694 euros para um capital de 120 000. Junto das seguradoras, o valor do prémio para o mesmo produto foi estimado em média de 99,4 euros e 360,4 euros, respetivamente, em cada daqueles limites de capital seguro contratado.

Os seguros de Vida Risco, que podem ser pessoais ou de grupo, cobrem riscos imprevistos e destinam-se normalmente a assegurar, em caso de morte ou invalidez total e permanente do titular, restituição do capital seguro aos herdeiros (beneficiários) ou à pessoa segura (sobrevivente). Nos casos de contrato associado, por exemplo, a um financiamento bancário, o seguro garante à entidade financiadora a restituição do capital em dívida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha: preços de Vida-risco nos bancos quase duplica prémio cobrado por seguradoras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião