Patrões e sindicatos juntos por choque fiscal no OE2022

  • ECO
  • 2 Outubro 2021

Diferem nas medidas concretas a tomar, mas concordam no essencial: patrões, sindicatos e economistas entendem que OE tem de trazer redução dos impostos, a bem da retoma pós pandémica.

Empresários, trabalhadores e economistas estão de acordo: o Orçamento do Estado para 2022 tem de trazer uma redução dos impostos de modo a garantir a recuperação da economia pós crise pandémica, indicam as fontes ouvidas pelo Dinheiro Vivo.

Se concordam no essencial, estas fontes diferem, contudo, nos caminhos a tomar para chegar a ao alívio em questão. Os representantes dos trabalhadores defendem um corte da carga fiscal aplicada atualmente sobre os rendimentos do trabalho. Já as empresas reclamam a multiplicação dos escalões de IRS e medida de recapitalização e para captar investimento.

Por exemplo, Isabel Camarinha, da CGTP, afirma que o OE deve “promover medidas no plano fiscal que garantam mais meios financeiros com recurso à taxação dos rendimentos de capital e alívio da fiscalidade sobre os rendimentos do trabalho”. E João Vieira Lopes, da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, diz ser urgente “uma política fiscal que estimule a tesouraria das empresas e o investimento, condições essenciais para um crescimento robusto, que permita a Portugal recuperar convergindo para a média da União Europeia”. A proposta de Orçamento terá de ser entregue no Parlamento até dia 11 de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Patrões e sindicatos juntos por choque fiscal no OE2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião