PME valem 37% das exportações de bens na União Europeia

A quase totalidade (97,8%) das exportadoras de mercadorias no bloco comunitário são de pequena e média dimensão, segundo os dados relativos a 2019 divulgados pelo Eurostat.

As grandes empresas europeias detêm 62% da quota de mercado nas exportações de bens, enquanto as PME representam 37% das vendas ao exterior na União Europeia, divididas da seguinte forma: 20% para as médias empresas, 10% para as pequenas e os restantes 7% para as microempresas. Finalmente, 1% das exportações (tal como acontece nas importações) são de origem desconhecida.

Os dados são relativos a 2019 e foram divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat. No que toca às importações de mercadorias na UE, os números apontam para uma quota de 46% para as PME, ao passo que as grandes empresas representam 53%. Entre a quota atribuída às PME, as médias empresas são responsáveis por 21% das importações, as pequenas empresas por 14% e as microempresas por 11%.

Estes dados publicados pelo Eurostat evidenciam que as pequenas e médias empresas representam a quase a totalidade das importadoras e das exportadoras de bens no espaço da União Europeia.

No ano de referência, 98,7% das importadoras no bloco comunitário (intra-UE e extra-UE ) eram de pequena e média dimensão, em linha com a tendência dos últimos três anos. Quanto às exportações, esta percentagem cai ligeiramente para 97,8%.

Peso das PME no comércio de bens da UE entre 2015 e 2019Fonte: Eurostat

 

As microempresas representaram a maior proporção de empresas importadoras (77%), isto é, uma percentagem significativamente mais alta do que as pequenas (17%) e médias empresas (4%), de acordo com o mesmo gabinete de estatísticas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PME valem 37% das exportações de bens na União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião