Irlanda do Norte diz que exigências de Londres podem provocar rotura com UE

  • Lusa
  • 10 Outubro 2021

Ministro irlandês dos Negócios Estrangeiros diz que exigências do Reino Unido em relação ao protocolo da Irlanda do Norte após o Brexit podem gerar "um rompimento" com a UE.

O ministro irlandês dos Negócios Estrangeiros, Simon Coveney, advertiu este domingo que as exigências do Reino Unido em relação ao protocolo da Irlanda do Norte após o Brexit podem gerar “um rompimento das relações” com a União Europeia (UE).

O chefe da diplomacia de Dublin emitiu esta posição em mensagem na sua conta da rede social Twitter depois de Londres reiterar que deseja eliminar o papel atualmente atribuído no processo ao Tribunal de Justiça Europeu, e com o qual o Reino Unido concordou em 2019. No tweet, Coveney sugere que a atual posição britânica não ajudará a resolver os problemas práticos decorrentes do protocolo, desenhado para evitar fronteiras físicas entre as duas irlandas.

Para o ministro irlandês, a “verdadeira questão” é esta: “será que o governo do Reino Unido realmente deseja [encontrar] uma forma consensual de avançar ou uma nova rutura nas relações [com a UE)]?”. Numa resposta aos comentários do Coveney, o secretário de Estado britânico para Brexit, David Frost, afirmou que prefere “não negociar no Twitter”.

Segundo avança a agência EFE, o mesmo secretário de Estado vai abordar o assunto num discurso a proferir na terça-feira em Lisboa. Previsivelmente defenderá que é necessário eliminar a função do Tribunal de Justiça Europeu para que o protocolo seja mantido. Embora Londres tenha concordado com essa função há dois anos, agora quer eliminá-la e ter um árbitro independente para resolver as disputas.

Bruxelas vai publicar as suas propostas para reformar o protocolo na quarta-feira e espera-se que elas se concentrem em como resolver as questões práticas que o movimento de produtos da Grã-Bretanha para a província britânica agora levanta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Irlanda do Norte diz que exigências de Londres podem provocar rotura com UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião