Pensões vão ter aumento extra de 10 euros a partir de agosto

Em causa estão os pensionistas que recebem até 1,5 IAS, isto é, 658 euros. Para além disso, as restantes pensões também vão ser aumentadas.

As pensões mais baixas vão ter um aumento extraordinário de dez euros em 2022, a partir de agosto, segundo a proposta do Orçamento do Estado entregue pelo Governo no Parlamento. Este aumento, que vai abranger perto de dois milhões de portugueses, com reformas inferiores a 658,2 euros, será superior à inflação.

Em causa estão os pensionistas que recebem até 1,5 IAS, isto é, 658 euros. São abrangidas pela atualização prevista as “pensões de invalidez, velhice e sobrevivência atribuídas pela segurança social e as pensões de aposentação, reforma e sobrevivência do regime de proteção social convergente, atribuídas pela CGA”, especifica o OE.

Esta medida tinha já sido aplicada no ano passado, sendo que o Governo destaca, na página dedicada ao OE para o próximo ano, que este é “um orçamento que mantém as marcas características dos orçamentos anteriores”. A atualização extraordinária será definida pelo Governo através de decreto regulamentar.

“O valor da atualização regular anual, efetuada em janeiro de 2022, é incorporado no valor da atualização extraordinária prevista no número anterior“, lê-se no artigo da proposta do Governo para o OE do próximo ano que define a atualização extraordinária de pensões.

Para além disso, as restantes pensões também vão ser aumentadas, com a grande maioria (nomeadamente até 2 IAS, isto é, 878 euros), a registar um aumento equivalente ao valor da inflação deste ano.

De sublinhar que a variação dos últimos 12 meses do IPC, sem habitação, valor utilizado para o cálculo, apenas fica a disponível a 30 de novembro deste ano. Os dados mais recentes, de agosto, mostram que a variação do indicador em causa foi de 0,43%.

(Notícia atualizada às 00h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pensões vão ter aumento extra de 10 euros a partir de agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião