Gasto com pensões dispara 300 milhões de euros

  • ECO
  • 3 Outubro 2021

Atualização extraordinária das pensões que consta do Orçamento do Estado para 2021 ajuda a explicar subida em 300 milhões de despesa acumulada com pensões e complementos.

Nos primeiros oito meses do ano, as pensões e complementos custaram à Segurança Social 11,8 mil milhões de euros, valor que representa um acréscimo de cerca de 300 milhões de euros face ao mesmo período de 2020, avança, este domingo, o Correio da Manhã (acesso pago), citando os dados da Direção-Geral do Orçamento.

De acordo com o jornal, esta evolução fica a dever-se, pelo menos em parte, à atualização extraordinária das pensões que consta do Orçamento do Estado para 2021. Em causa está um aumento de dez euros para todas as pensões inferiores a 658,22 euros.

Por outro lado, é importante detalhar que, dos dois milhões e 60 mil pensões de velhice processadas em agosto, 1,1 milhões foram para mulheres. A Segurança Social também pagou, nesse mês, 728.601 pensões de sobrevivência, também maioritariamente a mulheres. Já os beneficiários de pensões de invalidez na maioria homens (quase 93 mil de um total de 177 mil).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasto com pensões dispara 300 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião