Banca dá 568 milhões em crédito ao consumo em agosto

Os consumidores pediram 568 milhões de euros em crédito ao consumo em agosto, montante que abrange o crédito pessoal, automóvel e cartões/descoberto. Valor caiu face a julho.

Entre crédito pessoal, cartões de crédito, mas principalmente empréstimos para a aquisição de automóveis, as instituições financeiras emprestaram 568 milhões aos consumidores em agosto, revelou o Banco de Portugal.

O valor concedido encolheu face ao mês anterior, embora ligeiramente, mantendo-se um crescimento na comparação com 2020, ano marcado pela pandemia. Face ao mesmo mês do ano passado, o montante emprestado para o consumo aumentou em 11,8%.

Em agosto, os consumidores pediram 245 milhões de euros em crédito pessoal, uma subida de 3,4% face a julho deste ano, enquanto o montante de novos créditos em cartões e descoberto cresceu 2%, para 94 milhões. Já o montante de novos créditos para a compra de automóvel recuou 7,3%, na comparação com o mês anterior, para 229 milhões.

Fonte: Banco de Portugal

Comparando agosto com julho, as financeiras firmaram um total de 35.627 novos créditos ao consumo, uma subida de 3%, enquanto o número de novos cartões e crédito a descoberto avançou 2,9%, num total de 68.490.

Tal como o montante emprestado, no caso do crédito automóvel, o número de novos contratos de financiamento também desceu, tendo caído 8,2%, para 16.098 novos créditos.

Fonte: Banco de Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca dá 568 milhões em crédito ao consumo em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião