PNFF: Supervisores financeiros juntos no Montijo pelos “10 anos em que Todos Contam!”

  • ECO Seguros
  • 24 Outubro 2021

A Semana da Formação Financeira 2021 tem abertura protocolar no Montijo, com o anúncio das escolas premiadas na 10.ª edição do Concurso "Todos Contam" e o(a) vencedor(a) do Prémio Professor(a).

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) promove entre 25 e 29 de outubro a Semana da Formação Financeira 2021, com o lema “10 anos em que Todos Contam!”, assinalando uma década de atividade do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).

A semana dedicada à literacia financeira arranca às 10 horas desta segunda-feira, na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo, onde decorrerá sessão solene com representantes do Governo e de cada uma das instituições que formam o CNSF (BdP; ASF e CMVM). O evento será transmitido em direto no portal Todos Contam, através de streaming, permitindo às escolas de todo o país acompanhar as atividades em tempo real.

Na ES Jorge Peixinho será também apresentado o Caderno de Educação Financeira 4, destinado ao ensino
secundário – em cuja elaboração participaram quatro associações do setor financeiro, incluindo a Associação Portuguesa de Seguradores – e que passa a disponibilizar manuais didático pedagógicos para todos os ciclos do básico e secundário. Durante a cerimónia será ainda assinado um protocolo de cooperação entre o CNSF e o Ministério da Educação, sublinhando assim a importância e reforço da parceria existente entre os supervisores financeiros e o Ministério, no âmbito da promoção da educação financeira em contexto educativo e formativo, desenvolve nota informativa da ASF.

Ao longo de uma semana, os supervisores financeiros – Banco de Portugal, (Bdp) Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) –, em conjunto com 15 parceiros do PNFF, promoverão cerca de 40 iniciativas dirigidas a vários públicos, incluindo jovens (escolas), seniores, gestores de micro, pequenas e médias empresas, futebolistas, trabalhadores, investidores, desempregados e professores.

Paralelamente, mais de 25 escolas de todo o país desenvolverão atividades de sensibilização sobre temas financeiros, destinadas aos estudantes dos vários ciclos de ensino, como a realização de inquéritos e entrevistas, produção de vídeos, elaboração de orçamento familiar, concursos, construção de mealheiros e debates.

As iniciativas têm ainda como destinatários os 86 municípios da Região Norte e contam também com a participação dos Serviços Regionais de Formação Profissional de nove cidades, de norte a sul do país.

O Programa completo com as iniciativas da Semana da Formação Financeira 2021 terá atualização contínua e pode ser consultado aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PNFF: Supervisores financeiros juntos no Montijo pelos “10 anos em que Todos Contam!”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião