Nas notícias lá fora: Poupanças, COP26 e Shell

Preço grossista da eletricidade cai 10%, mas continua acima de 200 euros/MWh. Sete em cada dez famílias espanholas atingiu limite de poupança. Biden arrisca chegar à COP26 de mãos a abanar.

Os preços da eletricidade continuam a marcar a atualidade. Preço da eletricidade em Espanha baixa 9,33%, mas ainda está acima dos 200 euros por MWh. Ainda em Espanha, sete em cada dez famílias atingem limite de poupança. Biden corre risco de chegar à COP26 sem um acordo climático nos EUA. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade na imprensa internacional.

Rtve

Preço da luz cai 10%, mas mantém-se acima dos 200 euros/MWh

O preço médio diário da eletricidade no mercado grossista caiu 9,33% esta quinta-feira, mas o custo do MWh ainda está acima dos 200 euros. O preço mais alto esta quinta-feira será entre as 9h00 e as 10h00, quando atingirá 252,33 euros/MWh, enquanto o mais baixo será entre as 16h00 e as 17h00 horas, aliviando para 169 euros/MWh, de acordo com os dados do operador do mercado de eletricidade designado (OMIE).

Leia a notícia completa na Rtve (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Cinco Días

Sete em cada dez famílias em Espanha atinge limite de poupança

Entre 60% e 70% das famílias espanholas não preveem poupar mais dinheiro após a pandemia, o que significa que sete em cada dez espanhóis não considera aumentar as suas poupanças, embora, na maioria dos casos (70%), estas se situem entre 0% e 14% do rendimento disponível. 52,6% dos espanhóis com rendimentos mais baixos foram obrigados a poupar menos dinheiro, em comparação com 29% das famílias com melhores rendimentos, de acordo com o Observatorio del Ahorro Familiar.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso pago/conteúdo em espanhol).

Reuters

Biden arrisca chegar à COP26 sem acordo climático dos EUA

O Presidente dos EUA, Joe Biden, deverá chegar à cimeira COP26 sem um plano para combater as alterações climáticas na maior economia do mundo. Biden está numa corrida contra o tempo para desatar os nós que amarram o pacote de 1,5 biliões a 2 biliões de dólares para enfrentar a emergência provocada pelo aquecimento global. Biden deverá partir na quinta-feira para uma reunião dos líderes do G20 em Roma e depois para a Conferência das ONU sobre alterações climáticas em Glasgow, na Escócia. A COP26 deveria ser uma montra para Biden demonstrar os esforços dos EUA e para convencer outros países a adotarem medidas semelhantes.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Reuters

Austrália quer smartphones com motores de pesquisa alternativos ao Google

A autoridade da concorrência australiana quer que a Google instale um “ecrã de escolha” nos smartphones, para que os utilizadores possam optar por outro motor de busca. A medida colocaria a Austrália em linha com a Europa, depois de Bruxelas ter obrigado a multinacional a oferecer motores de pesquisa alternativos ao Google nos telemóveis com sistema Android. A Google tem uma quota de 94% do mercado australiano de motores de busca.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

Hedge fund quer partir a Shell em duas

A Third Point acumulou uma participação de peso na petrolífera Shell e quer vai dar início a uma campanha para tentar “partir” a empresa em duas. O hedge fund ativista defende que o negócio do petróleo e o das renováveis devem estar em empresas distintas, uma forma de reter e atrair mais investidores. A posição da Third Point na Shell valerá mais de 500 milhões de dólares.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Poupanças, COP26 e Shell

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião