Portugal e Espanha vão abordar em Lisboa orientação dos PRR na energia

  • Lusa
  • 28 Outubro 2021

Ambos os países estão a trabalhar em questões energéticas, de acordo com a vice-presidente e ministra da Transição Ecológica do governo espanhol, Teresa Ribera.

Portugal e Espanha vão abordar, numa reunião em novembro, em Lisboa, a orientação dos planos de recuperação e resiliência (PRR) para a transformação dos sistemas energéticos de ambos os países.

E, no âmbito da reunião, marcada para 29 de novembro, analisarão especificamente esta orientação no que diz respeito às cidades, mobilidade e soluções industriais, revelou esta quinta-feira a agência Efe.

A 3.ª vice-presidente e ministra da Transição Ecológica do governo espanhol, Teresa Ribera, viajará para a capital portuguesa, anunciou a própria, durante um breve encontro com jornalistas, durante a 32.ª Cimeira Luso-Espanhola que decorre em Trujillo (Espanha).

Ribera, que fez uma pausa na agenda das reuniões e encontros incluídos neste encontro bilateral, avançou que ambos os países estão a trabalhar em questões energéticas, uma questão “fundamental” para ambos os países.

No contexto da transformação do sistema energético, Espanha e Portugal têm “uma agenda comum muito importante associada a novas soluções energéticas”, desde a eficiência e as energias renováveis, incluindo o hidrogénio, à mobilidade elétrica, um campo que inclui baterias, carregadores e hidrogeradores.

“Podemos fazer muito em conjunto, uma vez que temos propostas comuns”, acrescentou.

A governante salientou também a importância de enfrentar “tarefas” de ambos os lados da fronteira, tais como habitação, conectividade, serviços e planos de desenvolvimento específicos.

Outros aspetos abordados na cimeira estão relacionados com aqueles que vivem em zonas transfronteiriças e que convivem e procuram diariamente serviços e emprego em cidades, vilas e zonas nestas áreas.

Questionada sobre a situação política em Portugal após a rejeição da proposta orçamental do Governo português, o que abre caminho a eleições legislativas antecipadas, Ribeira expressou a sua confiança de que haverá “uma solução construtiva e positiva para o povo português”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal e Espanha vão abordar em Lisboa orientação dos PRR na energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião