Subida da inflação pode durar mais, mas recuará em 2022, acredita Lagarde

  • Lusa
  • 28 Outubro 2021

"Ainda que a subida da inflação dure mais do que o previsto, esperamos que desacelere durante o próximo ano", disse a presidente do BCE.

A subida da inflação na Europa pode ser “mais longa do que o esperado”, mas deve “recuar” em 2022, disse esta quinta-feira a presidente do Banco Central Europeu (BCE), justificando a continuação das taxas de juro em níveis muito baixos.

“Ainda que a subida da inflação dure mais do que o previsto, esperamos que desacelere durante o próximo ano”, declarou Christine Lagarde, após a reunião do Conselho de Governadores que decidiu manter todas as medidas adotadas anteriormente para apoiar a economia.

“A subida da inflação reflete a combinação de três fatores”, considerou, apontando “o forte aumento dos preços da energia”, “o aumento da procura associado à reabertura da economia” e os efeitos da reposição do IVA na Alemanha (que foi reduzido no ano passado).

Segundo Lagarde, espera-se que “a influência desses fatores diminua ao longo de 2022”.

Continuamos a prever que a inflação a médio prazo permaneça inferior ao nosso objetivo de 2%”, afirmou, reiterando que a subida das taxas de juro só terá lugar quando isso se verificar.

“Estamos absolutamente determinados a atingir esse objetivo, mas temos que fazer isso com base em dados. Devemos ser pacientes“, acrescentou.

Na reunião desta quinta-feira, os membros do Conselho de Governadores passaram muito tempo a analisar a inflação e a examinar detalhadamente todos os fatores que a influenciam, indicou. O BCE vê a inflação cair para 1,5% até 2023, o que não é suficiente para decidir aumentar as taxas.

Nos últimos meses, registou-se uma aceleração na subida dos preços na zona euro e a inflação anual atingiu 3,4% em setembro.

Com a aproximação do inverno, têm subido os preços do gás e da eletricidade, ao mesmo tempo que aumenta a procura com a recuperação do pós-pandemia.

A subida da inflação tem suscitado preocupação nos mercados, mas o BCE tem afirmado que é preciso evitar “reações exageradas”, num momento em que a recuperação da crise pandémica ainda prossegue e continua condicionada pela crise mundial nas cadeias de abastecimento.

A escassez de materiais, equipamentos e mão de obra está a levar a uma desaceleração do setor de manufatura“, disse Lagarde.

Segundo a presidente do BCE, a economia dos países da zona euro “continua a recuperar com vigor, mas a um ritmo mais moderado”.

O Conselho de Governadores também observou que as taxas de juro no mercado subiram desde a reunião de setembro, mas considera que as condições de financiamento continuam a ser favoráveis para as empresas e famílias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subida da inflação pode durar mais, mas recuará em 2022, acredita Lagarde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião