Grupo Mutua adquire controlo do negócio de seguros El Corte Inglés

  • ECO Seguros
  • 1 Novembro 2021

Numa transação de 500 milhões de euros, o grupo Mutua Madrileña ganha o exclusivo de seguros (Vida e Acidentes) e gestão de ativos que o El Corte Inglés oferece aos clientes.

O Grupo Mutua acordou “uma grande aliança estratégica” com El Corte Inglés para crescer e oferecer aos clientes da retalhista “uma melhor proposta de seguros, mais completa e personalizada,” anunciou a Mutua Madrileña (MM).

A aliança estabelece aquisição de 50,01% de cada uma das sociedades que desenvolve a atividade de seguros do El Corte Inglés, a SECI (Seguros de Vida y Acidentes) e a CESS (Correduría de Seguros), por um total acordado de 550 milhões de euros.

Em consequência da união, o grupo MM converte-se em “fornecedora exclusiva de seguros de Vida e não-Vida, assim como de fundos de investimento” do grupo espanhol de distribuição e consumo, perspetivando-se que melhore a oferta e o serviço de seguros e aconselhamento patrimonial em benefício dos clientes do grupo espanhol de consumo. Por seu lado, a CESS irá converter-se numa agência “dedicada apenas à venda de produtos do grupo MM, sob a marca Seguros el Corte Inglés,” detalha a Mutua.

Além do arranjo que lhe dá o controlo da área de seguros, o grupo MM assume-se como parceiro estratégico do El Corte Inglés através da aquisição de 8% do capital próprio da (nova) participada, por um montante de 555 milhões de euros, acrescenta o comunicado. Como consequência do peso societário, a MM passará a estar representada no conselho de administração (CA) do El Corte Inglés, atualmente presidido por Marta Alvarez. A representação da MM no CA do El Corte Ingles caberá a Ignacio Garralda, presidente do grupo Mutua.

O entendimento entre as partes prevê a manutenção da marca Seguros El Corte Inglés, também registada e autorizada em Portugal (Seguros El Corte Inglés, Vida, Pensiones Y Reaseguros, S.A) para desenvolver atividade em regime de LPS (livre prestação de serviços) nos ramos Vida e Doença e ramo não-Vida, acidentes.

A colaboração entre o grupo de bens de consumo e a MM prevê ainda que o desenvolvimento do negócio de gestão de ativos do Corte Inglés seja prosseguido pela Mutuactivos, posicionada como maior gestora independente em Espanha e que, no futuro, terá exclusividade para colocar os seus fundos de investimento junto dos clientes do El Corte Inglés, acrescenta o comunicado.

Para a MM, que já beneficia de uma parceria bancassurance com o CaixaBank (através da SegurCaixa Adeslas), o acordo com o grupo espanhol de distribuição e consumo representa incursão nos canais de puro retail.

O El Corte Inglés conta atualmente mais de 2 mil pontos de venda, incluindo presença em Portugal. Aos 700 milhões de visitas presenciais aos seus centros comerciais, junta 500 milhões de visitantes através de canais de venda online.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Mutua adquire controlo do negócio de seguros El Corte Inglés

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião