Facebook vai desativar sistema de reconhecimento facial
A eliminação do reconhecimento facial vai excluir as impressões faciais de mais de mil milhões de pessoas.
O Facebook anunciou esta terça-feira que vai desativar o sistema de reconhecimento facial que permitia identificar as pessoas que estavam em fotos ou vídeos publicados na rede social. A eliminação desta ferramenta será feita globalmente e espera-se que esteja concluída até dezembro.
“No meio desta incerteza contínua, acreditamos que é apropriado limitar o uso do reconhecimento facial a um conjunto restrito de casos de utilização”, justifica Jerome Pesenti, vice-presidente de inteligência artificial do Facebook.
Os críticos dizem que a tecnologia de reconhecimento facial – que é popular entre retalhistas, hospitais e outras empresas para fins de segurança – poderia comprometer a privacidade, visar grupos marginalizados e normalizar a vigilância intrusiva, avança a Reuters (acesso livre).
A notícia surge numa altura que o Facebook tem estado sob intenso escrutínio dos reguladores e legisladores sobre a segurança dos utilizadores e uma vasta gama de abusos nas suas plataformas. Alguns defendem que este foi o principal motivo para o dono da gigante tecnológica, Mark Zuckerberg, ter alterado o nome do Facebook para Meta.
O Facebook disse que com esta alteração vai excluir as impressões faciais de mais de mil milhões de pessoas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Facebook vai desativar sistema de reconhecimento facial
{{ noCommentsLabel }}