Portugal pode comprar primeiro medicamento anti-Covid, diz Graça Freitas

A diretora-geral da Saúde avança que, se o medicamento da Merck contra a Covid-19 continuar a dar provas de eficácia, Portugal poderá adquirir esse antiviral.

Um dia depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter dado aprovação preliminar a um medicamento para tratar a Covid-19, a diretora-geral da Saúde admite que Portugal poderá adquirir o molnupiravir, considerado o primeiro antiviral contra a doença. No entanto, Graça Freitas não se compromete com prazos.

Se o medicamento continuar a dar boas provas de que, de facto, faz efeito e que cumpre o seu papel (…), obviamente que Portugal nunca esteve atrás em termos de adquirir qualquer tipo de medicamento, vacina ou equipamento. Vamos manter os nossos circuitos habituais e estar sempre na linha da frente”, afirma Graças Freitas.

O comprimido antiviral molnupiravir foi desenvolvido pela farmacêutica Merck e revelou ter uma eficácia de 50% no risco de morte e hospitalização em pacientes infetados por Covid-19. No entanto, estes dados ainda não foram revistos de forma independente.

Este fármaco estará, assim, disponível para pacientes com mais de 18 anos. Deve ser tomado duas vezes por dia durante cinco dias e é indicado para doentes com doença ligeira a moderada. Apesar da autorização de emergência, a EMA vai continuar a desenvolver uma avaliação contínua do medicamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal pode comprar primeiro medicamento anti-Covid, diz Graça Freitas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião