Itália vai administrar terceira dose da vacina a maiores de 40 anos

  • Lusa
  • 10 Novembro 2021

O Governo está a analisar se deve prolongar a validade do certificado sanitário, que atualmente tem a duração de um ano para os vacinados e seis meses para os recuperados.

A Itália vai administrar a terceira dose da vacina contra a covid-19 às pessoas com idade entre 40 e 60 anos a partir de 1 de dezembro, confirmou esta o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza.

“Cremos que a terceira dose é essencial na nossa estratégia de luta contra a covid-19”, afirmou o ministro, numa intervenção no parlamento.

O titular da pasta da Saúde também indicou que o Governo está a analisar se deve prolongar a validade do certificado sanitário, que atualmente tem a duração de um ano para os vacinados e de seis meses para os que recuperaram da doença.

A Itália administrou já 91,3 milhões de doses de vacinas para combater a pandemia. Cerca de 46,8 milhões de pessoas (86,62% da população com mais de 12 anos) receberam pelo menos uma dose, ao passo que 45,24 milhões, cerca de 83,77% da população, foram inoculadas com as duas doses.

O país registou, desde fevereiro de 2020, 4,8 milhões de casos de covid-19 e 132.491 mortes causadas pela doença.

A decisão do Governo italiano de aumentar a proteção da população contra o coronavírus SARS-CoV-2 surge depois do recente aumento do número de novos casos de infeção no país e na Europa e da preocupação de que uma nova vaga possa provocar um novo colapso dos hospitais, o que a campanha de vacinação está a conseguir impedir.

Atualmente, as pessoas com mais de 60 anos e outras consideradas vulneráveis estão a receber a terceira dose da vacina em Itália, mas as autoridades sanitárias aguardam a ‘luz verde’ da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para começar também a vacinar as crianças com idade entre cinco e 11 anos, o que se estima poderá acontecer antes do final do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Itália vai administrar terceira dose da vacina a maiores de 40 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião