Regulador aprova rotas da Ryanair para Marrocos, após polémica

Companhia irlandesa acusou o Governo de bloquear a autorização das novas ligações. Regulador apontou falhas no pedido, mas já deu luz verde.

O despacho da Autoridade Nacional de Aviação Civil que aprova as novas rotas da Ryanair para Marrocos foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. A companhia aérea irlandesa vai passar a ligar Lisboa a Marraquexe, Agadir e Fez e o Porto a estas duas últimas cidades.

A aprovação chega depois de a Ryanair ter acusado o Ministério das Infraestruturas e a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) de bloquearem as suas rotas para o país do norte de África. Num comunicado divulgado a 30 de outubro, a companhia diz que foi “ilegalmente impedida pelo Ministério das Infraestruturas de Portugal e pela ANAC de abrir três novas rotas para Marrocos, causando o cancelamento totalmente desnecessário de voos para mais de 3000 passageiros portugueses que deviam viajar de Lisboa, este domingo, 31 de outubro”.

O diretor comercial da Ryanair, Jason McGuinness, considerou, citado na mesma nota, “ultrajante que burocratas sem rosto do Ministério das Infraestruturas se tenham recusado a permanecer nos seus escritórios na sexta-feira para resolver o assunto, partindo para o fim de semana do feriado enquanto destruíam os planos de feriado para mais de 3.000 dos seus concidadãos”.

A agência Lusa questionou o regulador, que respondeu que a “Ryanair não instruiu o pedido conforme estabelecido na lei, quer quanto ao prazo quer quanto ao cumprimento dos requisitos legais, entregando todos os documentos necessários para a análise do pedido, tendo a ANAC solicitado por diversas vezes”. “Ilegal seria conceder a autorização violando a lei em vigor”, acrescentou.

Impedimentos que ficarão entretanto resolvidos, levando à luz verde do regulador, cujos despachos foram esta sexta-feira publicados. A Ryanair lançou já este mês uma campanha promocional para estes destinos com preços a partir de cinco euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador aprova rotas da Ryanair para Marrocos, após polémica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião