Conversas sobre propriedade intelectual: o papel da inovação na retoma da economia

  • ECO
  • 22 Novembro 2021

A temática da propriedade intelectual dá o mote para um conjunto de debates organizados pela AIPPI e a ACPI. A primeira aconteceu dia 29 de novembro, sobre o papel da inovação na retoma da economia.

A Associação Internacional para a Proteção da Propriedade Intelectual (AIPPI) e a Associação Portuguesa dos Consultores em Propriedade Intelectual (ACPI) vão dinamizar um conjunto de talks com o objetivo de debater a temática da propriedade intelectual e as várias áreas do quotidiano a que se aplica.

A primeira, dedicada ao tema “O papel da inovação na retoma da economia”, pretende encontrar respostas para questões como: Que papel desempenha a inovação no contexto do relançamento da economia portuguesa, sobretudo no atual contexto pós-pandemia?; Como se inova e como se retira valor da inovação?; A proteção da inovação é indispensável para assegurar direitos económicos aos seus titulares, capazes de gerar valor, sendo efetivados na criação de marcas, processos e produtos. A inovação e os direitos que lhes estão associados são ativos das empresas, que podem ser licenciados ou transferidos. Para tanto, precisam de ser protegidos ou salvaguardados. As empresas portuguesas estão conscientes desta realidade?; Têm políticas para esta dimensão de proteção quando iniciam os seus processos de inovação?; Inovar é um custo ou investimento?; Precisamos de inovação para crescer?

Estas e outras questões estiveram em debate numa conversa de 40 minutos que contará com a presença de Gonçalo de Sampaio, Presidente da AIPPI e de João Pereira da Cruz, presidente da ACPI, que terão como convidados Pedro Reis, ex-presidente da AICEP e atual candidato a Bastonário da ordem dos Economistas, e Ana Lehmann, ex-secretária de Estado da Indústria e Docente Universitária. André Veríssimo, redator principal do ECO, ficará a cargo da moderação do debate.

Assista aqui:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conversas sobre propriedade intelectual: o papel da inovação na retoma da economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião