Mais de 800 mil pessoas já receberam dose de reforço da vacina contra a Covid-19

Já foram administradas em Portugal mais de 800 mil doses de reforço da vacina Covid-19 e 1.608.000 de vacinas contra a gripe. "Estes números são possíveis devido à aceleração da vacinação", diz a DGS.

Portugal já administrou mais de 800 mil doses de reforço e adicionais da vacina contra a Covid-19 e foram administradas aproximadamente 1.608.000 de vacinas contra a gripe, das quais cerca de 398.000 em farmácias, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Na segunda-feira, foi possível vacinar 43.695 pessoas com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e 43.429 contra a gripe (5.730 das quais em farmácias).

A DGS destaca que “estes números são possíveis devido à aceleração da vacinação diária dos centros de vacinação, incluindo ao fim de semana, através da modalidade Casa Aberta”.

A modalidade “Casa Aberta” para pessoas com 75 ou mais anos mantém-se durante a semana. A DGS pede aos utentes para consultar o respetivo horário de funcionamento no site, antes de se dirigirem ao Centro de Vacinação da sua área de residência.

A Direção-Geral da Saúde lembra que está “também disponível o agendamento local para os utentes elegíveis, sendo dada prioridade às pessoas com mais idade e abrangendo, gradualmente, faixas etárias mais baixas, até chegar aos 65 anos”.

Os utentes continuam a ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (caso não sejam elegíveis para a vacina contra a Covid-19).

No comunicado, a DGS recorda também que está disponível o autoagendamento das vacinas para pessoas com 65 ou mais anos.

Para a dose de reforço, são elegíveis as pessoas com 65 ou mais anos, desde que tenham o esquema vacinal completo há pelo menos 150 dias e, caso tenham tido infeção, que a mesma tenha ocorrido há mais de 150 dias. A estas acrescem as pessoas com mais de 18 anos e até 65 anos às quais foi administrada a vacina da Janssen há mais de três meses.

(Notícia atualizada com mais informações às 19h32)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 800 mil pessoas já receberam dose de reforço da vacina contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião