Gouveia e Melo admite voltar a coordenar vacinação Covid-19

"Eu sou militar. E, sendo militar, vou onde me chamarem. Se me disserem que é a missão que tenho de cumprir, cumprirei todas as missões", afirma o vice-almirante Gouveia e Melo.

O vice-almirante Gouveia e Melo admitiu esta sexta-feira que não descarta a possibilidade de voltar a coordenar a vacinação contra a Covid-19, dois dias depois de ter rejeitado o regresso à task force e de ter criticado “sebastianismos”.

“Eu sou militar. E, sendo militar, vou onde me chamarem. Ninguém pode descartar nada enquanto vestir o uniforme militar. Se me disserem que é a missão que tenho de cumprir, cumprirei todas as missões“, esclareceu Gouveia e Melo, em declarações à RTP.

O vice-almirante, que está em Moçambique, alertou ainda que é preciso ajudar o continente africano no processo de vacinação contra a Covid-19. “Nós, países europeus e do Ocidente, devemos fornecer mais vacinas a África. África está muito pouco vacinada e precisamos de ajudar“, lembra Gouveio e Melo.

Mesmo com 86% da população portuguesa com a vacinação completa, os especialistas apontam que é “provável” que Portugal esteja já “a assistir ao início da quinta vaga” da pandemia e estimam que, a manter-se esta trajetória ascendente, o país possa “chegar aos dois mil casos diários na primeira metade de dezembro”.

Os especialistas alertam que “reforço vacinal não dá garantia de proteção indefinida contra infeção” e que mesmo com a vacina, a proteção contra o vírus vai decaindo, pelo que o reforço da vacina para os mais idosos deve ser administrado o quanto antes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gouveia e Melo admite voltar a coordenar vacinação Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião