MCoutinho compra concessionários em Lisboa por 5,5 milhões

O grupo de distribuição automóvel sediado em Marco de Canaveses chega à região da capital com as aquisições da FXP e da Lisboa Oriente, passando a contar com mais de mil trabalhadores.

A MCoutinho comprou a totalidade do capital das empresas de comércio automóvel FXP (inclui também a Louresfor) e Lisboa Oriente, numa operação avaliada em cerca de 5,5 milhões de euros e que marca uma nova etapa na história do grupo de Marco de Canaveses: chega à zona de Lisboa e projeta a distribuição a nível nacional.

Os acordos de aquisição, que foram assinados esta terça-feira, significam a expansão da rede de concessionários com uma operação de seis marcas automóveis no distrito de Lisboa, distribuídos por 12 pontos de venda e 20 reparadores autorizados. O grupo nortenho fundado em 1956 alarga assim o portefólio para a representação oficial de duas dezenas de marcas e a reparação autorizada de um total de 27, ultrapassando os mil funcionários no quadro.

António Coutinho, presidente da comissão executiva, considera que “a chegada a Lisboa não podia acontecer de melhor forma, nomeadamente com a integração de dois concessionários históricos, uma significativa e bem posicionada estrutura física de pontos de venda e de oficinas no distrito”.

Temos consciência que executamos este passo em contraciclo, mas sempre no respeito do valor da sustentabilidade que tanto valorizamos no nosso grupo.

António Coutinho

Presidente da comissão executiva da MCoutinho

“Temos uma forte ambição para este projeto, adaptando-o ao posicionamento MCoutinho e aos desafios do próprio setor. Temos consciência que executamos este passo em contraciclo, mas sempre no respeito do valor da sustentabilidade que tanto valorizamos no nosso grupo”, acrescenta o líder deste grupo familiar, que fatura 222 milhões de euros por ano.

Esta operação “materializa um profundo reforço da parceria estratégica” com a Ford – sobe de três para quatro concessionários da marca de origem americana, com cobertura alargada aos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro e Lisboa –, e também com a Stellantis: passa a ter quatro concessionários Peugeot, com intervenção nos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Coimbra e Lisboa.

Com a compra da Lisboa Oriente, a MCoutinho passa a ter quatro concessionários Peugeot em Portugal.

Já no que toca às marcas Fiat, Abarth, Alfa Romeo e Jeep, o grupo de retalho automóvel, que no ano passado vendeu um total de 9.565 viaturas novas, seminovas e usadas, contabiliza que, com estas operações, evolui para uma estrutura de três concessionários nos distritos de Vila Real, Coimbra e Lisboa.

Com mais de 60 anos de experiência na distribuição automóvel, o grupo tem uma oferta de serviços alargada a todos os segmentos de negócio, como a venda de viaturas novas e usadas, a prestação de serviços após-venda e colisão, além da distribuição de peças para automóveis, em que garante assumir a liderança nacional de vendas.

A MCoutinho tem implantação geográfica nos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Leiria e Lisboa e suporta a atividade em 60 pontos de venda de viaturas novas, 18 oficinas, 8 pontos de venda de viaturas usadas, 14 centros de colisão e ainda dois centros logísticos de peças (Lisboa e Porto), contando agora com um total de 1.014 trabalhadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MCoutinho compra concessionários em Lisboa por 5,5 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião