ASF prepara novas normas de segurança das tecnologias da informação

  • Lusa e ECO Seguros
  • 28 Novembro 2021

Novas orientações sobre segurança e governação das tecnologias da informação no setor segurador serão lançadas até ao final do ano pela entidade supervisora. Também serviços em cloud serão regulados.

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) vai lançar consulta pública até ao final do ano a um projeto de norma regulamentar com orientações sobre segurança e governação das tecnologias da informação no setor segurador.

O projeto decorre da publicação em 2020 pela Autoridade Europeia para Seguros e Pensões Ocupacionais (EIOPA) de orientações relativas à segurança e governação das tecnologias da informação e comunicação, explicou a presidente da ASF, Margarida Côrrea de Aguiar, considerando tratar-se de um passo importante para o aumento da resiliência das operações digitais das empresas de seguros.

“A ASF prevê lançar em consulta pública, até ao final deste ano, um projeto de norma regulamentar que incorpora estas orientações em matéria de segurança e governação das tecnologias da informação e comunicação no setor segurador”, disse Margarida Côrrea de Aguiar, na conferência anual da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), na passada quarta-feira.

Ainda quanto a legislação sobre digitalização e segurança cibernética das redes de informação, a presidente do regulador falou sobre o regulamento europeu conhecido por DORA – Digital Operation Resilience Act que vai reger a forma como as empresas do setor financeiro, incluindo as seguradoras, vão gerir o risco cibernético.

De entre os riscos adicionais e diferentes dos riscos tradicionais, trazidos pela inovação tecnológica, Margarida Côrrea de Aguiar assinalou os riscos cibernéticos: “Estão, como sabemos, a crescer: é maior a sua intensidade e severidade”, reconheceu.

A presidente da ASF salientou que o recurso a prestadores de serviços de computação em nuvem (‘cloud’) é hoje uma realidade comum no setor segurador, resultante da elevada quantidade de informação utilizada e da flexibilidade e eficiência das soluções oferecidas.

“A este propósito, a ASF prevê lançar em consulta pública, até ao final do ano, um projeto de norma regulamentar que incorpora um conjunto de orientações muito importantes em matéria de subcontratação de serviços de computação em nuvem”, anunciou ainda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ASF prepara novas normas de segurança das tecnologias da informação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião