Ministro francês demite-se depois de condenado por ocultar bens

  • Lusa
  • 8 Dezembro 2021

O tribunal acusou o ministro de não ter declarado, entre outras coisas, um plano de poupança em ações no valor de 171 mil euros e participações em várias empresas, como a Française des Jeux e Natixis.

O ministro francês das Pequenas e Médias Empresas, Alain Griset, demitiu-se esta quarta-feira, depois de ter sido condenado a uma pena suspensa de seis meses de prisão por ocultar parte dos seus bens.

“Alain Griset apresentou a sua demissão como membro do Governo” ao Presidente Emmanuel Macron e ao primeiro-ministro Jean Castex, refere um comunicado emitido pelo Ministério da Economia estrutura de que dependia.

O tribunal acusou o ministro de não ter declarado, entre outras coisas, um plano de poupança em ações no valor de 171 mil euros, e “participações diretas” em várias empresas, como a Française des Jeux ou a Natixis.

No Governo francês desde julho de 2020, Griset foi o primeiro ministro a comparecer perante um tribunal criminal, que o condenou a seis meses de prisão suspensa e a uma pena de três anos sem poder ser eleito para cargos públicos.

A moralização da vida política em França tinha sido um dos grandes projetos de Emmanuel Macron, eleito Presidente em 2017, após uma campanha marcada por escândalos judiciais. No mesmo ano, o parlamento aprovou uma lei sobre o assunto.

Ao pronunciar o seu acórdão, o tribunal considerou que Griset tinha “optado por ocultar uma parte substancial dos seus bens” e apontou dois elementos agravantes: os fundos em questão estavam depositados num banco francês e ele “mostrou uma verdadeira vontade de ocultar”.

Perante os seus juízes, Griset, 68 anos, defendeu-se alegando “um desleixo” e rejeitando qualquer “desonestidade”.

“Em nenhum momento quis enganar, roubar ou esconder nada. Quando se tem a oportunidade de ser ministro, não se desperdiça essa oportunidade tentando esconder algo que era tão visível”, disse.

O advogado do ministro, Patrick Maisonneuve, anunciou que vai recorrer da condenação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro francês demite-se depois de condenado por ocultar bens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião