Vacinação das crianças arranca no fim de semana de 18 e 19 de dezembro. Veja o calendário

Portugal vai iniciar a vacinação das crianças abaixo dos 12 anos no fim de semana de 18 e 19 de dezembro descendo gradualmente até aos 5 anos.

A 18 e 19 de dezembro serão vacinadas as crianças com 11 e 10 anos e podem ser vacinadas “algumas crianças de 9 anos”, anunciou esta sexta-feira o Secretário de Estado de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

Na conferência de imprensa no Ministério da Saúde, em Lisboa, que contou também com a diretora geral de saúde, Graça Freitas, foi ainda avançado que o programa de vacinação vai descer progressivamente até aos 5 anos, sendo que de 6 a 9 de janeiro serão vacinadas as crianças entre os 9 e os 7 anos.

Entre 15 e 16 de janeiro serão vacinadas as crianças entre os 6 e 7 anos, e a 22 e 23 de janeiro as crianças de 5 anos.

Entre 5 de fevereiro e 13 de março, vão ainda ser administradas as segundas doses, concluindo desta forma o esquema de vacinação. “O intervalo entre as doses que a comissão técnica recomendou é de seis a oito semanas, foi o intervalo considerado ótimo”, disse Graça Freitas.

Em relação às crianças que tenham estado recentemente infetadas com Covid, a primeira dose da vacina poderá ser administrada 90 dias após o diagnóstico.

O auto agendamento estará aberto a partir desta segunda-feira, 13 de dezembro, embora as crianças com comorbilidades serão prioritárias independente da idade, mediante apresentação da prescrição médica.

Nestes dias “não haverá vacinação de adultos”, sendo a vacinação exclusiva a crianças de modo a criar condições para o processo decorrer em tranquilidade. Esta decisão resulta da “recomendação da DGS, ouvida a comissão técnica de vacinação”, e tendo em consideração a disponibilidade de vacinas.

“A vacinação pode modelar os períodos de isolamento, tornando-os mais curtos, como já fizemos para outras faixas etárias e não será diferente nesta. Mas temos de ter sempre em atenção o patamar epidemiológico em que nos encontramos em cada momento”, explicou a diretora geral de Saúde, acrescentando que, atualmente, a situação epidemiológica é intensa e crescente.

Por outro lado, Graça Freitas assegurou que não haverá discriminação entre crianças vacinadas e não vacinadas, dentro ou fora da escola, nem estão previstas sanções para crianças que não estejam vacinadas. “Tem sido sempre assim. Nunca impedimos uma criança não vacinada contra o sarampo” de entrar num local, disse. As crianças até aos 12 anos vão continuar a estar dispensadas de apresentar certificado de vacinação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacinação das crianças arranca no fim de semana de 18 e 19 de dezembro. Veja o calendário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião