Wall Street no verde à boleia da inflação

Índice de Preços do Consumidor (IPC) no Estados Unidos acelerou 6,8% nos últimos 12 meses até novembro, em linha com as estimativas dos analistas.

Os principais índices dos Estados Unidos abriram a última sessão da semana em terreno positivo, com os investidores animados pelos dados da inflação norte-americana, que indicam uma subida dos preços do consumidor em linha com as estimativas do mês passado. Estes dados criaram um certo alívio nos mercados, que estavam preocupados com um possível aperto da política monetária.

O índice de referência financeiro, S&P 500, está a subir 0,46% para 4.689,10 pontos, acompanhado pelo industrial Dow Jones que valoriza 0,31% para 35.865,13 pontos. Pelo mesmo caminho segue o tecnológico Nasdaq ao crescer 0,21% para 15.550,4 pontos.

Este desempenho em Wall Street acontece no dia em que o Departamento do Trabalho revelou que os preços do consumidor no Estados Unidos aceleraram 6,8% nos últimos 12 meses até novembro, naquele que é o nível mais alto desde 1982. O Índice de Preços do Consumidor (IPC) cresceu 4,9% face ao ano passado, depois de uma subida de 4,6% em outubro. Economistas ouvidos pela Reuters previam uma subida de 6,8% do IPC.

“O mercado está em alta porque os números estão em linha com as expectativas”, diz Thomas Hayes, da Great Hill Capital LLC, citado pela agência de notícias. “O mercado praticamente aceitou o facto de que a Fed provavelmente acelerará a redução gradual [de estímulos]”.

O foco dos investidores está agora na reunião de política monetária do banco central norte-americano, que acontece na próxima semana. Neste encontro, esperam-se comentários sobre a trajetória de aumento das taxas de juro no próximo ano, bem como do ritmo de redução da compra de títulos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street no verde à boleia da inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião