Costa e sete ministros encabeçam listas do PS às legislativas

O Partido Socialista aprovou as listas de candidatos do partido às eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro. Além de António Costa, há sete ministros a encabeçar as listas.

Com 83% de votos a favor, a comissão política nacional do Partido Socialista aprovou esta segunda-feira as listas de candidatos do partido às eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro. Como cabeças-de-lista aparecem o atual primeiro-ministro, António Costa, e sete ministros do atual Governo, sinalizando continuidade nos protagonistas da governação socialista.

Há oito novos cabeças de lista socialistas face às eleições legislativas de 2019, num total de 22 círculos eleitorais. Citado pela Lusa, José Luís Carneiro, o número dois do partido, destacou “o fator experiência” nesta lista, considerando que essa característica “é essencial para dar suporte político a um Governo que se quer estável”.

Os ministros que encabeçam as listas em cada distrito começam por Pedro Nuno Santos (ministro das Infraestruturas) em Aveiro, seguindo-se Ana Abrunhosa (ministra da Coesão Territorial) em Castelo Branco, Marta Temido (ministra da Saúde) em Coimbra, Augusto Santos Silva (ministro dos Negócios Estrangeiros) no círculo de Fora da Europa, Ana Mendes Godinho (ministra do Trabalho e da Segurança Social) na Guarda, Alexandra Leitão (ministra da Administração Pública) em Santarém e Tiago Brandão Rodrigues (ministro da Educação) em Viana do Castelo.

Há ainda outros nomes conhecidos como José Luís Carneiro (secretário-geral adjunto do PS) a liderar a lista de Braga, Luís Capoulas Santos (ex-ministro da Agricultura) em Évora, António Lacerda Sales (secretário de Estado da Saúde) em Leiria e Ana Catarina Mendes (líder parlamentar do PS) em Setúbal.

Em Lisboa, além de Costa, a lista está recheada de atuais governantes como Mariana Vieira da Silva (ministra da Presidência), Duarte Cordeiro (secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares), Graça Fonseca (ministra da Cultura), João Galamba (secretário de Estado da Energia), Ana Sofia Antunes (secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência), Miguel Cabrita (secretário de Estado do Emprego) e Fátima Fonseca (secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa).

No Porto, acontece o mesmo. A lista é encabeçada pelo deputado Alexandre Quintanilha, acompanhado por Matos Fernandes (ministro do Ambiente), João Torres (secretário de Estado do Comércio), Eduardo Pinheiro (secretário de Estado da Mobilidade) e João Paulo Correia (vice-presidente do grupo parlamentar do PS).

De notar ainda a presença de Fernando Medina, ex-presidente da Câmara de Lisboa que perdeu as eleições para Carlos Moedas, em Lisboa, e o regresso de Jorge Seguro Sanches, ex-secretário de Estado da Energia do primeiro Governo de Costa (afastado por causa do caso do Euro 2016), no círculo de Setúbal. Após ter deixado em aberto a sua participação nas eleições, Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social, ficou de fora das listas.

Consulte aqui as listas completas:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa e sete ministros encabeçam listas do PS às legislativas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião