Galp sobe mais de 2% e dá gás ao PSI-20

Após duas sessões de quedas, o PSI-20 arranca esta terça-feira em alta. A Galp Energia é a cotada que mais sobe no início da sessão.

O PSI-20 sobe 0,27% para os 5.502,93 pontos no início da sessão desta terça-feira, após duas quedas consecutivas. A bolsa nacional acompanha assim a tendência positiva das praças europeias.

O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, valoriza 0,3% no arranque da sessão. O alemão DAX avança 0,3%, o francês CAC 50 soma 0,5%, o espanhol IBEX sobe 0,5% e o britânico FTSE 100 valoriza 0,6%. Durante a madrugada, as bolsas asiáticas desvalorizaram.

Em Lisboa, cinco cotadas estão a cair, sete valorizam e as restantes estão inalteradas.

Entre as subidas o destaque vai para a Galp Energia cujas ações sobem 2,42% para os 8,39 euros, depois de ter anunciado uma parceria com suecos da gigante Northvolt para o lítio. Além disso, o banco de investimento Jefferies elevou a recomendação da cotada de “manter” para “comprar”, segundo a Bloomberg, citada pelo Jornal de Negócios. A cotação do petróleo está em queda.

De notar ainda a subida de 0,68% para os 4,77 euros da EDP, de 0,55% para 3,27 euros da Navigator, de 0,39% para os 20,6 euros da Jerónimo Martins e de 0,37% para os 21,8 euros da EDP Renováveis.

A travar maiores ganhos no PSI-20 está a Corticeira Amorim com uma queda de 0,9% para os 11 euros, a Greenvolt com uma desvalorização de 0,63% para os 6,27 euros e a Pharol com um deslize de 0,6% para os 8,24 cêntimos.

A nível mundial, os investidores aguardam com expectativa o resultado das reuniões de política monetária da Reserva Federal norte-americana (15 de dezembro) e do Banco Central Europeu (16 de dezembro). Ambos enfrentam uma avaliação complexa numa altura em que a taxa de inflação continua a subir tanto nos Estados Unidos como na Zona Euro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp sobe mais de 2% e dá gás ao PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião