Preço da eletricidade no mercado grossista ibérico sobe para novo máximo

  • Lusa
  • 16 Dezembro 2021

Os aumentos de preços devem-se, entre outros fatores, à subida do preço do gás nos mercados internacionais e ao aumento do preço dos direitos de emissão de dióxido de carbono (CO2).

O preço médio da eletricidade no mercado grossista (‘pool’) ibérico foi fixado para sexta-feira em 309,20 euros por megawatt por hora (MWh), o mais alto da história, pelo terceiro dia consecutivo.

De acordo com os dados finais publicados pelo Operador do Mercado Ibérico de Eletricidade (OMIE), o preço recorde de sexta-feira é 2,2% mais elevado do que o preço registado para hoje, que também marcou o seu valor mais elevado.

Os aumentos de preços que afetam uma grande parte da Europa devem-se, entre outros fatores, à subida do preço do gás nos mercados internacionais, que é utilizado em centrais elétricas de ciclo combinado e que fixa o preço de mercado na maioria das vezes do dia, e ao aumento do preço dos direitos de emissão de dióxido de carbono (CO2).

Portugal e Espanha partilham o mesmo mercado grossista e o preço médio da eletricidade é igual entre os dois países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço da eletricidade no mercado grossista ibérico sobe para novo máximo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião