Polónia aprova lei que limita televisão americana TVN24
A Discovery condena aprovação da legislação Lex-TVN pelo parlamento polaco.
O parlamento polaco votou a favor de um controverso projeto de lei que limita empresas de media detidas por estrangeiros, sendo a principal visada a televisão americana TVN24, propriedade da empresa americana Discovery, avança a DW.
Por 229 votos a favor e 212 contra, os deputados polacos aprovaram este projeto que limita a propriedade estrangeira de empresas de comunicação social, mas os críticos afirmam que a legislação afeta principalmente a TVN, que tem sido crítica em relação às políticas e atuação do governo polaco.
Tweet from @USAmbPoland
A iniciativa de forçar a expulsão da Discovery, como proprietária da TV, tem causado tensões com os EUA. “Os Estados Unidos estão extremamente desapontados com a aprovação da lei dos media. Esperamos que o presidente Duda aja de acordo com as declarações anteriores e proteja a liberdade de expressão e os negócios”, reagiu o responsável pelos negócios da Embaixada dos EUA na Polónia na rede social Twitter.
A Discovery reagiu, em comunicado, que condena a aprovação da legislação pelo parlamento polaco. “O resultado da votação de hoje [esta setxa-feira] no parlamento polaco deve alarmar qualquer empresa que invista na Polónia e qualquer pessoa que se preocupe com a democracia e a liberdade de imprensa”.
Para a empresa, com a aprovação deste projeto de lei, “a Polónia mina os valores que a ligaram à Europa, e coloca em causa a relação polaco-americana. Apelamos agora ao Presidente da República da Polónia, Andrzej Duda, para manter a sua palavra e vetar esta legislação”, lamenta a Discovery.
O projeto de lei vai ser encaminhado para o presidente polcado Andrzej Duda para ser assinado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Polónia aprova lei que limita televisão americana TVN24
{{ noCommentsLabel }}