Técnicos de manutenção da TAP querem saber “impactos” da cedência de 18 ‘slots’

  • Lusa
  • 21 Dezembro 2021

Sitema refere que a decisão de Bruxelas "é um passo importante", mas aguarda mais informação sobre o impacto da cedência de slots e venda do negócio no Brasil.

O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (Sitema) diz que a aprovação do plano de reestruturação da TAP é “um passo importante”, mas quer “entender melhor os impactos” da disponibilização de 18 slots da companhia.

Em comunicado, o sindicato “congratula o facto de a Comissão Europeia ter, finalmente, aprovado o plano de reestruturação da TAP”, referindo que “este é um passo importante para que seja reposta alguma da tranquilidade que foi sonegada aos trabalhadores desde que a reestruturação se iniciou”.

Ainda assim, o sindicato “aguarda a comunicação da administração da TAP aos seus trabalhadores para que possa entender melhor os impactos de algumas recomendações da Comissão Europeia na sua situação profissional”, e diz estar “especialmente interessado em entender os impactos para os Técnicos de Manutenção de Aeronaves da disponibilização de 18 ‘slots’ do aeroporto de Lisboa a outras companhias aéreas e, também, em perceber de que forma a alienação do negócio de manutenção no Brasil, que sempre defendeu, poderá ter algum reflexo na operação da manutenção em Portugal”.

O sindicato disse ainda que “tem a expectativa de que, com este respaldo da Comissão Europeia, a administração da TAP possa, sem ansiedade, aproveitar esta oportunidade para fazer uma verdadeira reestruturação, que mantenha e valorize os trabalhadores e tudo o que há de bom nesta empresa com 76 anos de existência”.

“Na perspetiva do Sitema, uma verdadeira reestruturação implica correções ao nível da cultura da empresa, correções essas que permitam a diminuição de posições hierárquicas que cavam um fosso entre trabalhadores e administração”, lê-se na mesma nota.

“Apesar de existirem ainda situações merecedoras de correção este é um momento pelo qual aguardávamos. A partir daqui, se o soubermos aproveitar, temos condições para voltar a fazer da TAP um motivo de orgulho para Portugal”, referiu Paulo Manso, presidente do sindicato, citado na mesma nota.

A Comissão Europeia informou esta terça-feira que aprovou o plano de reestruturação da TAP e a ajuda estatal de 2.550 milhões de euros, impondo que a companhia aérea disponibilize até 18 slots por dia no aeroporto de Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Técnicos de manutenção da TAP querem saber “impactos” da cedência de 18 ‘slots’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião