Cientistas australianos testam spray nasal contra Covid-19

Os investigadores acreditam que um spray nasal com heparina, uma substância anticoagulante, pode neutralizar a proteína "spike" e fazer com que uma pessoa infetada deixe de ser contagiosa.

Cientistas australianos estão a investigar o uso de um spray nasal para proteção contra a Covid-19. O spray tem como substância ativa a heparina, usada como anticoagulante sanguíneo, visto ser um fármaco barato e já no mercado, noticia a BBC.

Há razões para suspeitar que a heparina, quando pulverizada no nariz de uma pessoa infetada pelo coronavírus, neutraliza a proteína “spike” do coronavírus e faz com que o doente deixe de ser contagioso. Os cientistas acreditam que o spray pode ajudar na prevenção enquanto tratamento inicial, de modo a travar o avanço da pandemia.

Michelle McIntosh, uma das investigadoras envolvidas no ensaio clínico, explicou que este medicamento “não requer refrigeração e pode ser armazenado em frascos de plástico, para que possa ser distribuído de forma ampla e eficaz”.

Já o investigador principal, Don Campbell, esclareceu à BBC que o pulverizador pode ser usado “em qualquer lugar onde se esteja em contacto com o público”, acrescentando estar “bastante confiante de que irá funcionar”.

O primeiro ensaio clínico já assegurou um financiamento de 4,2 milhões de dólares australianos (mais de 2,5 milhões de euros) por parte do governo do Estado de Victoria, e vai arrancar em fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cientistas australianos testam spray nasal contra Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião