Portugueses fazem mais de 620 mil testes nos dois dias antes do Natal

A taxa de positividade nos últimos dois dias foi de 4,6%, acima do limiar de 4% fixado no relatório de linhas vermelhas.

Nos dias 23 e 24 de dezembro, os portugueses realizaram mais de 620 mil testes de diagnóstico à Covid-19, alcançando “dois novos máximos de testagem diária” no período que antecedeu o Natal. A taxa de positividade fixou-se nos 4,6%, acima do limiar de 4%.

“Portugal alcançou, nos dias 23 e 24 de dezembro, dois novos máximos de testagem diária à COVID-19, com mais de 620 mil testes de diagnóstico realizados em apenas dois dias (taxa de positividade de 4,6%)“, anunciou este domingo a Task Force da Testagem através do Instituto Ricardo Jorge.

Estes números de testagem não incluem, obviamente, os autotestes que os portugueses possam ter realizado em privado. Do total de 620 mil testes, “cerca de 132 mil foram testes TAAN/PCR e mais de 488 mil Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional”, explica o comunicado.

Desse total, 360 mil testes foram realizados a 23 de dezembro e 260 mil a 24 de dezembro. Dezembro é o mês em que mais testes se fizeram em Portugal, num total de 3,7 milhões de testes de diagnóstico.

“Até à data, já foram realizados em Portugal mais de 25 milhões de testes de diagnóstico à COVID-19, aproximadamente 16,2 milhões de testes TAAN/PCR e cerca de 8,9 milhões de TRAg de uso profissional“, revela o Instituto Ricardo Jorge, referindo que em dezembro a testagem média diária superou os 100 mil testes.

Recentemente, o Governo decidiu aumentar o número de testes gratuitos por mês para cada utente de quatro para seis.

Na semana passada, a taxa de positividade para SARS-CoV-2 foi de 3,4%, acima dos 3,1% da semana anterior, segundo o relatório da DGS de monitorização das linhas vermelhas. Nestes dois dias foi de 4,6%, ficando acima do limiar de 4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses fazem mais de 620 mil testes nos dois dias antes do Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião