Portugal renova máximo de testagem diária à Covid-19. Foram 250 mil testes na quarta-feira

Portugal tem vindo a fazer cada vez mais testes, atingindo agora um novo máximo diário. A dimensão da testagem acaba assim por influenciar o número de casos identificados.

Portugal voltou a superar o máximo de testagem diária à Covid-19, ao fazer quase 250 mil testes no dia 22 de dezembro, anunciou a task force da testagem. Desde o início da pandemia, já foram realizados cerca de 24,5 milhões de testes de diagnóstico, sendo que dezembro deste ano é o mês recorde.

Foram realizados 249.834 testes a 22 de dezembro, “dos quais 186.136 (74,5%) foram testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional, realizados na rede de laboratórios e farmácias”, lê-se na nota enviada à comunicação social, sendo de salientar que estes números não incluem autotestes. O anterior máximo tinha sido atingido dia 17, com mais de 227 mil testes.

A task force recorda ainda que, “entre 1 e 22 de dezembro, realizaram-se no país mais de 3 milhões de testes à Covid-19, incluindo mais de 2,1 milhões TRAg de uso profissional”.

Esta quantidade de testes, que tem sido impulsionada pelas medidas que exigem a apresentação de um resultado negativo para o acesso a várias atividades, acaba assim por influenciar os casos de Covid-19 identificados diariamente no país.

Os casos diários têm vindo a aumentar, ultrapassando os 10 mil esta quinta-feira. É mais do dobro do que os novos casos registados no mesmo dia do ano passado, mas há que notar que o número de testes também aumentou significativamente: Portugal está a testar quatro vezes mais, segundo as contas do Público (acesso condicionado).

A Direção-Geral de Saúde já adiantou que dezembro foi o mês com mais testes da pandemia, sendo que se estão a realizar diariamente cerca de três vezes mais testes que no final de janeiro. Foram feitos aproximadamente três milhões de testes em 22 dias, quatro vezes mais do que o verificado entre 1 e 22 de dezembro de 2020 (761.310), segundo os dados do Our World in Data.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal renova máximo de testagem diária à Covid-19. Foram 250 mil testes na quarta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião