Grupo Catalana Occidente entra 2022 a rejuvenescer liderança familiar

  • ECO Seguros
  • 3 Janeiro 2022

Administrador delegado do Grupo Catalana Occidente efetivo desde 1 de janeiro, Hugo Serra foi nomeado em 28 de outubro de 2021 para substituir José Ignacio Álvarez Juste.

Hugo Serra, CEO do Grupo Catalana Occidente, licenciado em Gestão pela Universitat Politecnica de Catalunya (1999) e tem MBA pela IESE Business School (2007).

O Grupo Catalana Occidente (GCO) iniciou o ano 2022 sob comando executivo de Hugo Serra, representante da 3ª geração da família que lidera o maior entre os grupos seguradores de capital familiar em Espanha, quinto do ranking setorial em volume de prémios no país e segundo maior do mundo nos seguros de crédito.

Filho de José María Serra, atual presidente do grupo segurador, Hugo Serra Calderón (46 anos) nasceu em Barcelona, é licenciado em Gestão de Empresas pela Universitat Politecnica de Catalunya (1999) e titular de MBA pela IESE Business School (2007).

Depois de passar por companhias internacionais do setor financeiro, Hugo Serra entrou no GCO como membro do conselho de administração em 2006, iniciando percurso e continuidade familiar em 2008, acumulando experiência em diversas áreas da organização até que, em 2009, começou a prestar apoio à presidência do grupo segurador. Em 2013, foi nomeado Diretor Geral adjunto da Presidência, passando a dirigir departamentos, por onde chefiou as áreas de Operações, Investimento, Inovação e Marketing e Desenvolvimento de Negócio.

Desde novembro de 2020 já exerce funções de vice-presidente do conselho de administração da Seguros Catalana Occidente, S.A. de Seguros y Reaseguros, acumulando responsabilidade de administrador de várias entidades do grupo Catalana Occidente.

Diretor Geral efetivo do Grupo Catalana Occidente desde 1 de janeiro, Hugo Serra foi nomeado em 28 de outubro de 2021 para o cargo de consejero delegado do grupo, sucedendo a José Ignacio Álvarez Juste que, ao fim de 10 anos na liderança executiva do GCO, vai abandonar por motivos pessoais. Como consejero delegado (as funções de administrador delegado equivalem às de um diretor geral ou CEO), Hugo Serra tem a responsabilidade de assegurar “continuidade à estratégia do Grupo Catalana Occidente assente em três pilares: crescimento, rentabilidade, solvência,” disse José María Farré, presidente do GCO citado no comunicado que anunciou a nomeação do novo líder executivo do grupo.

Com 150 anos de existência celebrados em 2014, o Grupo Catalana Occidente consolida as marcas Catalana Occidente; Plus Ultra Seguros; Seguros Bilbao; NorteHispana Seguros; Crédito y Caución/Atradius e Atradius Re, sendo o maior grupo segurador de capital familiar em Espanha e posiciona-se como 2º maior operador mundial nos seguros de crédito, através da CyC-Atradius.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Catalana Occidente entra 2022 a rejuvenescer liderança familiar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião