Telemóveis BlackBerry deixam de funcionar a partir desta terça-feira

  • Lusa
  • 4 Janeiro 2022

Eram os telemóveis "preferidos" dos executivos e famosos antes do iPhone. Os telemóveis BlackBerry tradicionais vão deixar de funcionar a partir desta terça-feira, anunciou a empresa.

Os telemóveis BlackBerry tradicionais, com sistema operativo 7.1, 10, PlayBook OS 2.1 ou anteriores, deixarão de funcionar a partir de terça-feira, depois da decisão da empresa canadiana de cessar o serviço dos aparelhos, segundo a Efe.

A BlackBerry, que perante o domínio da Apple e dos telefones com sistema operativo Android decidiu, em 2015, transformar-se numa empresa de software, deixando a produção de telemóveis, disse que, a partir de terça-feira, as funções de dados, chamadas telefónicas, mensagens de texto e chamadas de emergência deixarão de funcionar de forma “fiável”.

A companhia, que é considerada a inventora dos telefones inteligentes (smartphones) e que, antes da aparição do iPhone, da Apple, dominou o mercado, informou em dezembro o fim dos serviços para os seus aparelhos, de acordo com a Efe.

A empresa canadiana acrescentou, no anúncio, o seu agradecimento aos “muitos clientes e sócios leais” que teve ao longo da sua história, que se iniciou em 1984, quando os empresários canadianos Mike Lazaridis e Doug Fregin criaram a Research in Motion (RIM).

Em 1999, a RIM lançou um pager, aparelho capaz de enviar e receber correio eletrónico, além de outras notificações, tendo o produto sido catalogado com o nome BlackBerry.

BlackBerry era o telefone “preferido” de altos executivos, famosos e políticos antes do iPhoneIan Lamond / Flickr 28 setembro, 2016

Quando a Apple lançou o seu primeiro iPhone, em 2007, o BlackBerry, com o seu teclado físico, era o telefone “preferido” de altos executivos, famosos e políticos, e em 2009, os telemóveis da companhia representavam 20% do mercado de smartphones.

A empresa continuou a apostar no teclado físico e nos clientes corporativos, ao passo que a Apple apostou nos ecrãs táteis, sem teclado físico, e nos consumidores individuais.

A pressão do iPhone e dos telemóveis com o sistema operativo Android, da Google, reduziu rapidamente as vendas dos aparelhos BlackBerry. Em 2013, a empresa RIM anunciou a mudança de nome, precisamente, para BlackBerry, de forma a tentar relançar os seus produtos.

Porém, dois anos depois, a BlackBerry reconheceu que não conseguia competir com a Apple e com o sistema Android, e anunciou que iniciaria um processo para se converter numa empresa de ‘software’, deixando de produzir telemóveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Telemóveis BlackBerry deixam de funcionar a partir desta terça-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião