Hoje nas notícias: Discotecas, eleições e Vieira

  • ECO
  • 6 Janeiro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Em dia de Conselho de Ministros, a imprensa dá conta de que bares e discotecas deverão continuar fechados mais duas semanas. No plano político, o líder do PCP diz numa entrevista que não se arrepende de ter chumbado o Orçamento do Estado, mostrando-se “surpreendido” com “crispação” de António Costa num debate. Já o PSD não deverá assumir uma meta para o salário mínimo no programa eleitoral que apresenta sexta-feira. A marcar o dia está ainda a notícia de que a CNE entende que ninguém pode ser impedido de ir às urnas, mesmo tendo Covid-19.

Bares e discotecas deverão continuar fechados mais duas semanas

O Governo vai reunir esta quinta-feira em Conselho de Ministros para decidir que medidas de contenção da Covid-19 vão ser aplicadas a partir de 10 de janeiro. Os bares e as discotecas deverão continuar fechados durante mais duas semanas, segundo o Correio da Manhã. Já as escolas deverão mesmo reabrir na segunda-feira.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

CNE entende que ninguém pode ser impedido de ir votar

O Presidente da República revelou que a Direção-Geral da Saúde está a estudar as definições de isolamento e, eventualmente, reduzi-lo para cinco dias, para que mais eleitores possam ir às urnas a 30 de janeiro. No entanto, em declarações ao Jornal de Notícias, um porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) defende que já há um quadro legal que permite aos isolados irem votar, afirmando que a contenção da pandemia “não pode restringir” esse direito dos cidadãos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Não” de Costa à geringonça foi “noite mal dormida”, diz PCP

O secretário-geral do PCP garante que o partido não se arrepende de ter chumbado o Orçamento do Estado para 2022 e diz que ficou “surpreendido” com a recente “crispação” de António Costa. “Não fui capaz de perceber. Podia ter sido uma noite mal dormida, outra coisa qualquer”, disse Jerónimo de Sousa, depois de o primeiro-ministro ter referido no debate televisivo com o líder comunista que uma solução como a “geringonça” já não lhe inspira confiança. Jerónimo de Sousa considera ainda que, a verificar-se uma maioria absoluta, esta “seria sempre uma má solução, tendo em conta os problemas do país”. E alerta para os perigos de “impunidade” que podem surgir.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado) e na Renascença (acesso livre).

PSD sem meta para subida do salário mínimo

Enquanto o PS aponta para uma subida do salário mínimo nacional para 900 euros até 2026, o PSD não assume qualquer meta no seu programa eleitoral, remetendo o tema para a concertação social, assegura o Jornal de Negócios. Na síntese das propostas eleitorais para a área laboral, os sociais-democratas referem apenas que pretendem aumentar os salários, tanto o salário médio como o mínimo. Quanto, é a incógnita.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Vieira suspeito de receber milhões em 55 transferências do Benfica

Luís Filipe Vieira é suspeito de ter recebido indevidamente “luvas” em 55 negócios de transferência de jogadores do Benfica entre 2012 e 2020. Estas operações de compra e venda de passes de atletas geraram mais de 10 milhões de euros em comissões. O ex-presidente do Benfica está a ser investigado no âmbito do processo Operação Cartão Vermelho, do qual consta um relatório da Autoridade Tributária com estas informações.

Leia a notícia completa na CNN Portugal (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Discotecas, eleições e Vieira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião