Portugal só recebeu sete falsos positivos do autoteste retirado na Irlanda

O Infarmed esclarece que em Portugal só foram reportados sete casos de falsos positivos e garante que os lotes comercializados na Irlanda não foram comercializados no país.

Os autotestes de antigénio do fabricante Genrui Biotech foram alvo de algumas reclamações e chegaram mesmo a ser retirados na Irlanda. O Infarmed garante que em Portugal só foram reportadas, até à data, sete notificações de casos de falsos positivos, num universo de cerca de sete milhões de autotestes.

“Em Portugal, até à presente data, o Infarmed recebeu sete notificações de casos de falsos positivos, num universo de cerca de sete milhões de autotestes, reportados pelo fabricante como tendo sido fornecidos ao mercado nacional”, explica o Infarmed em comunicado enviado esta sexta-feira.

O fabricante Genrui Biotech informou o Infarmed de que “os lotes comercializados na Irlanda não foram comercializados em Portugal”.

O Infarmed teve conhecimento que a Irlanda recebeu cerca de 550 relatórios de incidentes sobre resultados de falsos positivos.

O Infarmed esclarece ainda que “encontra-se em contacto com as suas congéneres europeias, assim como, com o fabricante do autoteste, para reunir toda a informação relevante, de forma a melhor poder avaliar a situação, nomeadamente, notificações recebidas pelas restantes autoridades europeias, entre outras informações”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal só recebeu sete falsos positivos do autoteste retirado na Irlanda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião