Sondagem: Distância entre PSD e PS cai para metade num ano

  • ECO
  • 8 Janeiro 2022

Sondagem da Universidade Católica atribui 38% das intenções de voto ao PS e 32% ao PSD, é a menor distância entre estes partidos desde as legislativas de 2019.

Ainda que o PS continue a liderar as intenções de voto, o PSD tem “conquistado terreno” e encurtado a distância face ao partido de António Costa. A sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica citada este sábado pelo Público indica que, no intervalo de 12 meses, os sociais-democratas reduziram para praticamente metade a distância relativamente aos socialistas.

De acordo com a sondagem em questão, o PSD recuperou três pontos percentuais face ao PS comparativamente ao estudo de opinião de novembro. Os partidos ficam, assim, separados por seis pontos percentuais — o partido de Costa recolhe 38% das intenções de voto e o de Rio 32% –, a menor distância entre si desde as legislativas de 2019 e metade do que há um ano (isto é, do que no estudo de janeiro de 2021).

Por outro lado, o estudo mais recente da Universidade Católica vê a CDU a subir um ponto nas intenções de voto e o Bloco de Esquerda a cair um ponto, ficando esta forças empatadas nos 6%. Já a Iniciativa Liberal e o Chega continuam empatados nos 5% e o PAN recua um ponto percentual para 2%, ficando em linha com o CDS-PP. O Livre recolhe, por sua vez, 1% das intenções de voto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sondagem: Distância entre PSD e PS cai para metade num ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião