Jerónimo de Sousa internado quarta-feira para cirurgia urgente

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11 Janeiro 2022

Líder do PCP será internado na quarta-feira para uma cirurgia urgente a uma estenose na carótida interna esquerda. Jerónimo de Sousa fica fora da campanha das legislativas durante dez dias.

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) vai ser internado na quarta-feira para uma cirurgia urgente, avançou a SIC Notícias e confirmou o ECO junto de fonte oficial do partido. Jerónimo de Sousa estará afastado da campanha eleitoral para as legislativas por dez dias, até ao final da próxima semana, sendo substituído por João Oliveira e João Ferreira nas ações de campanha nesse período.

Em comunicado, o gabinete do partido informa que o líder comunista, na sequência de exames médicos e de uma avaliação clínica, será submetido a uma “intervenção cirúrgica urgente da estenose carotídea (à carótida interna esquerda), que não pode ser adiada para depois das eleições”, pelo que será internado na quarta-feira, dia 12 de janeiro.

Inicialmente foi noticiado que a cirurgia teria lugar na quarta-feira, mas de acordo com a CNN Portugal, o procedimento será realizado na quinta-feira, após internamento.

Jerónimo de Sousa mantém a agenda para esta terça-feira, segundo a qual participará apenas no Encontro com membros de Organizações Representativas dos Trabalhadores, prevendo-se que, após ser operado, retome a sua intervenção política na campanha eleitoral em curso para as legislativas “no final da próxima semana”.

Ainda assim, a agenda do partido irá manter-se neste período, com João Ferreira e João Oliveira a substituírem o secretário-geral do PCP nas ações de campanha agendadas a partir de amanhã. No debate de quarta-feira, frente ao líder do PSD, Rui Rio, Jerónimo de Sousa será substituído por João Oliveira.

Segundo uma nota publicada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa telefonou ao dirigente comunista para lhe desejar “que tudo corra bem e que possa ter uma rápida e boa recuperação”.

Já o primeiro-ministro, António Costa, desejou “as melhoras e uma pronta recuperação” a Jerónimo de Sousa. Em declarações transmitidas pela RTP3, o chefe de Governo e candidato socialista às legislativas considerou que se trata de “um momento triste para a campanha eleitoral, quando o líder de um partido importante, como é o PCP, por razões de saúde está impedido de prosseguir a campanha”.

António Costa disse ainda que já enviou uma mensagem ao líder comunista, com o qual espera “voltar rapidamente a contar com a sua colaboração ativa, (…) e a sua energia para a vida política nacional”.

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda também desejou “uma rápida recuperação” a Jerónimo de Sousa, através de uma publicação na sua conta no Twitter. “Espero vê-lo em breve na campanha”, acrescentou Catarina Martins.

Na mesma rede social, o candidato do Livre às legislativas Rui Tavares desejou a Jerónimo de Sousa que “se restabeleça prontamente e bem”.

Em declarações à RTP3, o cirurgião cardiotorácico e cardiologista Manuel Antunes explicou que o procedimento cirúrgico a que Jerónimo de Sousa irá ser submetido tem um risco “muito baixo” e uma recuperação “quase imediata”, sendo feita com recurso a anestesia geral. “Penso que o dr. Jerónimo de Sousa vai estar retirado desta atividade durante os 10 dias mas apenas em termos de recuperação e por cautela”, afirmou o médico.

(Notícia corrigida às 13h36 com informação de que o internamento é na quarta-feira e a cirurgia deverá ocorrer na quinta-feira)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo de Sousa internado quarta-feira para cirurgia urgente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião