Já foram feitos 30 milhões de testes à Covid nesta pandemia, dos quais 3,3 milhões já este ano

Dados divulgados pela "task force" da testagem à Covid mostram que foram realizados mais de 30 milhões de testes de diagnóstico desde o princípio da pandemia, dos quais mais de três milhões em 2022.

Entre 1 e 14 de janeiro, foram realizados “perto de 3,3 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19”, anunciou a task force de testagem esta terça-feira de manhã. No mesmo dia 14, o país superou a fasquia dos 30 milhões de testes feitos “desde o início da pandemia”, sem contar com os autotestes.

Além deste marco, a task force sublinha que “em apenas quatro dias”, entre 11 e 14 de janeiro, “o país voltou a ultrapassar a marca de um milhão de testes”. A média diária até dia 14 era de 233 mil testes de diagnóstico (uma vez mais, sem contabilizar os autotestes, cujo resultado pode ou não ser comunicado pelos cidadãos à DGS).

Estes números observam-se numa altura em que a variante Ómicron do coronavírus continua a ganhar terreno em todo o mundo, continuando a aproximar Portugal de máximos históricos nos novos casos diários. Esta terça-feira, o Público noticiou que o pico desta quinta vaga pode já ter sido alcançado, ou estará em vias de o ser, e a Alemanha está a ponderar limitar os testes PCR, os mais sofisticados, aos cidadãos que apresentem sintomas.

Dos 30 milhões de testes já feitos em Portugal, cerca de 17,7 milhões foram testes PCR e perto de 12,4 milhões fora testes rápidos de antigénio de uso profissional, também conhecidos por TRAg. Estes últimos “voltaram a ser gratuitos a partir de 19 de novembro de 2021, uma medida que abrange toda a população” e deverá vigorar “pelo menos até 31 de janeiro”.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h10)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram feitos 30 milhões de testes à Covid nesta pandemia, dos quais 3,3 milhões já este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião