Zurich Innovation Championship: Espanha lidera na UE com 183 candidaturas

  • António Ferreira
  • 18 Janeiro 2022

A região EMEA forneceu mais de metade dos concorrentes ao programa de aceleração de startups inovadoras. Vencedores serão conhecidos em outubro, a coincidir com o 150º aniversário do grupo segurador.

A Zurich concluiu a fase de seleção de candidatos ao 3º concurso de inovação promovido e financiado pelo grupo segurador. Após ter recebido 2672 submissões, um recorde que duplica as 1350 da edição anterior do Zurich Innovation Championship (ZIC), a adesão ao programa global de apoio e aceleração de startups foi liderado por candidaturas dos EUA (526), Reino Unido (305) e Espanha que, com 183 projetos candidatos, liderou no panorama da UE (Europa) posicionando-se à frente da Alemanha e Itália, respetivamente com 119 e 127.

Brasil, Suíça, Israel, Canadá e Singapura são outras origens com forte presença entre projetos acolhidos, indica infografia com o Top 10 de países originários.

Fonte: Zurich Insurance Group

O interesse global dos empreendedores em colaborar com a Zurich confirma que “a indústria seguradora é um espaço estimulante e atrativo”, assinala a companhia em comunicado. A região EMEA emerge esmagadora com 1412 submissões ao ZIC.

Projetos já em estágio de desenvolvimento operacional são 54% do total,
enquanto os protótipos representam 34% da carteira de concorrentes que serão selecionados para continuarem no programa. “Agora cabe às empresas da Zurich em todo o mundo identificar e colaborar com estes empreendedores e startups, os mais promissores vão ajudar-nos a avançar e partilhar a nossa paixão na criação de valor para os clientes e para o planeta,” afirma Paolo Mantero, Group Chief Strategy Officer do Zurich Insurance Group.

Segundo foi anunciado na mais recente Web Summit, em Lisboa, evento que a Zurich escolheu para lançar a presente edição do ZIC, o programa pretendeu atrair ideias e projetos em quatro áreas, incluíndo uma wild card.

Para Prevenção e mitigação sugeria a apresentação de soluções que melhorem a experiência do cliente e contribuam para uma melhor perceção dos riscos, ajudando os clientes a preveni-los e mitigá-los. Em Sustentabilidade, soluções sustentáveis para clientes, parceiros de negócio, comunidades e colaboradores, bem como para (re)construir a confiança na sociedade. Já o desafio da Simplificação foi dirigido às startups com soluções simples que possam melhorar a cadeia de valor dos seguros, desde a avaliação de riscos à distribuição. Por fim, a secção wild-card convidou à exploração do tema (Re)Imaginar os seguros, detalhou a seguradora.

“Procuramos startups com vontade de explorar, antecipar e desenhar o futuro do setor segurador connosco. Procuramos as soluções que mais e melhor contribuam para a eficiência e para o desenvolvimento sustentável. Queremos colaborar com startups para, em conjunto, criarmos um futuro brilhante para colaboradores, parceiros, clientes e, claro, para a sociedade e o planeta”, disse na altura António Bico, CEO da Zurich em Portugal.

Avaliação e aceleração

Após avaliação detalhada das candidaturas pelas sucursais (ou filiais) do grupo segurador, nos locais de origem dos concorrentes, vão ser selecionados 12 startups para uma fase de aceleração de três meses. Nesta fase de aceleração – uma novidade face às duas edições anteriores do Zurich Innovation Championship -, cada uma das 12 startups terá um financiamento de até 100 mil dólares e trabalhará com especialistas da Zurich num plano operacional, com vista a aumentar a proposta de negócio conjunta, detalha informação disponível no site da Zurich Portugal.

Quanto à calendarização, que cumpriu o prazo relativo ao processo de candidaturas, a fase de aceleração vai decorrer de abril a junho de 2022, seguida da fase de implementação que se prolongará até setembro. Em outubro, mês em que a Zurich celebra o seu 150º aniversário, haverá uma cerimónia de apresentação pública dos vencedores do ZIC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zurich Innovation Championship: Espanha lidera na UE com 183 candidaturas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião