Brexit: Ministra britânica otimista para acordo com UE sobre Protocolo da Irlanda do Norte

  • Lusa
  • 23 Janeiro 2022

Ministra dos Negócios Estrangeiros britânica diz haver "um acordo" por alcançar sobre o Protocolo da Irlanda do Norte e que é necessário "torná-lo realidade".

A ministra britânica dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, manifestou-se este domingo otimista sobre o encontro na segunda-feira, em Bruxelas, com o vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, para chegar a acordo sobre o Protocolo da Irlanda do Norte.

O Protocolo da Irlanda do Norte, negociado durante o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), mantém a Irlanda do Norte no mercado único europeu a fim de evitar uma separação física com a República da Irlanda, tendo em vista que uma fronteira aberta na ilha da Irlanda é uma condição do processo de paz.

Esta solução cria, na prática, uma fronteira entre a província britânica e o resto do Reino Unido devido à necessidade de controlos e documentação, o que provocou atrito no movimento de mercadorias. “Trata-se da paz e estabilidade na Irlanda do Norte”, disse Truss em comunicado citado pela EFE, no qual sublinhava que as conversações devem centrar-se em proteger o Acordo de Sexta-feira Santa, assinado em 1998.

“Essa é a minha mensagem nestas negociações. Em vez de voltar a apresentar os argumentos do passado, devemos centrar-nos em cumprir com o povo da Irlanda do Norte, encontrar soluções práticas para os problemas no terreno e manter a integridade do Reino Unido”, disse a chefe da diplomacia britânica. A ministra acrescentou haver “um acordo” por alcançar e que é necessário “torná-lo realidade”.

Esta reunião será a segunda ronda negocial formal entre os dois, depois de um primeiro encontro na casa de campo da ministra dos Negócios Estrangeiros — Chevening House, nas imediações de Londres, no início deste mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: Ministra britânica otimista para acordo com UE sobre Protocolo da Irlanda do Norte

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião