Quanto vale o seu voto nestas eleições legislativas? 12,88 eurospremium

  • Joana Abrantes Gomes
  • 23 Janeiro 2022

Face à subida do IAS este ano, as subvenções públicas destinadas aos partidos políticos também aumentam. No total, cada voto nestas legislativas vale quase 13 euros.

O voto em eleições legislativas, além de definir a composição da Assembleia da República, influencia o montante das subvenções que cada partido político recebe do Estado, quer para o financiamento dos próprios partidos, quer para as campanhas eleitorais. Nas legislativas antecipadas de 30 de janeiro, cada voto vai materializar-se em quase 13 euros para os partidos.Tal como acontece com outros apoios estatais, o valor a atribuir em subvenções públicas aos partidos depende diretamente do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), que este ano foi atualizado para 443,2 euros, um aumento que se deve à taxa de inflação registada até novembro passado. A subvenção pública anual é atribuída aos partidos que angariarem, pelo menos, 50 mil votos, mesmo que não consigam eleger um deputado. Consiste num

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.