iPhone vai passar a aceitar cartão de crédito

A Apple vai tornar o iPhone num terminal de pagamentos sem a necessidade de equipamento externo, através da tecnologia de pagamento contactless, via chip NFC. Funcionalidade ameaça a fintech Square.

A Apple está a planear lançar um serviço que irá transformar o iPhone num terminal de pagamento para os pequenos negócios, sem a necessidade de qualquer equipamento externo, segundo fontes da Bloomberg (acesso condicionado / conteúdo em inglês).

O sistema irá, alegadamente, fazer uso do chip NFC (Comunicação por campo de proximidade – sigla inglesa) presente no iPhone, e usado atualmente com o Apple Pay. A tecnologia foi inicialmente desenvolvida pela startup canadiana Mobeewave, de modo a permitir aos smartphones aceitarem pagamentos com um toque do cartão de crédito. A Apple, alegadamente, contratou a Mobeewave em 2020 por 100 milhões de dólares (cerca de 89 milhões de euros ao câmbio atual) para desenvolver a funcionalidade.

Atualmente, os retalhistas podem aceitar pagamentos no seu iPhone através de um terminal externo conectado via Bluetooth ao smartphone, um método utilizado pela atual líder de mercado, a empresa de serviços financeiros Square (Block Inc).

A tecnológica norte-americana ainda não confirmou se a nova funcionalidade estará integrada no Apple Pay, ou se esta irá ser aberta a qualquer aplicação de pagamentos. As ações da Block Inc já reagiram ao anúncio e caíram 3,4%, enquanto a Apple cresceu 2,1%, na manhã de quinta-feira. Tanto a Apple como a Block Inc recusaram-se a comentar as alegações.

Segundo as fontes mencionadas, a Apple poderá lançar a nova funcionalidade mediante uma atualização de sistema nos próximos meses, sendo que a Samsung, antes de vender a startup à tecnológica norte-americana, já usa esta funcionalidade desde 2019.

Em 2019 a Apple lançou o seu próprio cartão de crédito nos Estados Unidos junto do grupo financeiro Goldman Sachs, como parte de uma crescente aposta nos serviços de pagamento. A empresa está ainda, alegadamente, a desenvolver um serviço para o Apple Pay “compre agora, pague depois”, permitindo aos utilizadores o pagamento de compras via prestações.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

iPhone vai passar a aceitar cartão de crédito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião