Bolsa sobe pelo segundo dia à boleia da Jerónimo Martins e Galp

Apesar do arranque negativo, Lisboa e as praças europeias inverteram para terreno positivo no fecho desta quinta-feira. Jerónimo Martins e Galp deram força ao PSI-20.

Depois das quedas pronunciadas no arranque da semana, a bolsa de Lisboa manteve-se a tendência de recuperação pela segunda sessão seguida. O PSI-20 foi impulsionado sobretudo pela Jerónimo Martins e pela Galp, que permitiram contrariar as perdas do arranque da sessão. Também a Europa inverteu para ganhos.

O principal índice português somou 0,70% para 5.562,05 pontos, com 11 cotadas a fecharem o dia com sinal positivo. A Pharol liderou os ganhos, subindo 3,70% para 0,0897 euros. Mas foram sobretudo os desempenhos da Jerónimo Martins e a Galp a dar força à praça nacional: a retalhista avançou 2,12% para 21,24 euros e a petrolífera valorizou 1,65% para 10,09 euros, embalada pelas valorizações do barril de petróleo, que está em máximos de sete anos. Nos e CTT também fecharam a sessão com ganhos acima de 1%.

A travar uma maior subida do PSI-20 estiveram as ações do BCP, que deslizaram 0,59% para 0,1529 euros. O seu banco na Polónia anunciou esta quarta-feira que registou mais provisões por causa dos créditos em moeda estrangeira e que isso levará a prejuízos no quarto trimestre.

Lisboa acompanhou os ganhos registados nas principais praças europeias. O Stoxx 600 somou 0,53% e os ganhos das praças de Frankfurt, Paris e Madrid situaram-se entre 0,4% e 1%. Conseguiram inverter o sentimento negativo do início da sessão por causa da abordagem mais agressiva sinalizada esta quarta-feira pela Reserva Federal americana (Fed), que aponta para a primeira subida de juros já em março.

“A revelação de que a economia norte-americana registou uma expansão superior ao previsto no quarto trimestre, catapultando o PIB dos EUA para o maior crescimento anual desde 1984, acabou por atenuar um pouco o discurso mais hawkish da Fed e que ontem tinha castigado o sentimento em Wall Street e provocado uma abertura em baixa nas bolsas do velho continente”, explicaram os analistas da sala de mercados do BCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa sobe pelo segundo dia à boleia da Jerónimo Martins e Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião