SIC vence domingo eleitoral, CNN ganha nos canais informativos

A SIC conseguiu o share mais elevado no domingo de eleições, ultrapassando a TVI em 2,6 pontos percentuais, e teve o programa mais visto do dia. Entre os três informativos no cabo, venceu a CNN.

A SIC foi o canal mais visto pelos portugueses no domingo das eleições, tendo fechado o dia com um share de 16,1%. Esta quota compara com os 13,5% alcançados pela TVI e com os 9% da RTP1, segundo dados da CAEM/GfK partilhados pela Universal McCann, uma agência de media.

“Se compararmos estas audiências com as últimas legislativas, verifica-se que a 6 de outubro de 2019, SIC e TVI terminaram o dia com um empate técnico, já que ambas observaram um share de 14,5%”, mais 1,9 pontos percentuais do que os 12,6% da RTP1, informou também a agência num comunicado.

A CMTV foi o canal mais visto no cabo, com um share de 4,5%. Mas focando a análise nos três principais canais informativos no cabo, foi a CNN Portugal a estação mais seguida pelos portugueses, com um share de 3,9%, que compara com os 2,7% da SIC Notícias e 1,1% da RTP3. O canal informativo da estação pública ficou atrás de canais como o Hollywood, TVI Reality e até do Canal 11 e da Fox Crime.

É, no entanto, relevante referir que CNN Portugal, SIC Notícias e RTP3 emitiram em simultâneo com, respetivamente, TVI, SIC e RTP1 durante várias horas do dia, o que pode ter influenciado as audiências destes canais, dado que os telespetadores puderam ver o mesmo programa em dois canais distintos.

Audiências televisivas de domingo, por canal:

Por ordem decrescente de audiência média | Fonte: CAEM/GfK via Universal McCann

O domingo nas televisões foi mesmo dominado pelas legislativas, que deram ao PS a maioria absoluta pedida por António Costa, um resultado histórico. Com uma audiência média de 980 mil espetadores, o Jornal da Noite, com início às 19h30, foi o programa mais visto, a que corresponde um share de 18,1%, seguido de perto pelo jornal da TVI dedicado às eleições. Este arrancou às 20h00 e conseguiu uma audiência média de 976 mil portugueses.

Noite dentro, depois das 21h00, a SIC parece ter continuado à frente da TVI. É preciso descer até à 12.º posição da tabela dos programas mais vistos do dia para encontrar a RTP1, com a emissão dedicada às legislativas, a partir das 20h00, a registar uma audiência média de 710 mil espetadores.

Impresa e Media Capital reclamam “liderança”

Ecos da “guerra de audiências” entre Impresa (SIC) e Media Capital (TVI/CNN) explicarão porque é que as duas empresas divulgaram comunicados reclamando a liderança na noite eleitoral.

Numa nota intitulada “TVI e CNN Portugal líderes da noite eleitoral”, a Media Capital escreveu: “Naquela que foi a mais completa e dinâmica emissão televisiva de uma noite eleitoral de sempre, os portugueses manifestaram a sua preferência pela operação conjunta TVI/CNN Portugal, que decorreu entre as 19h42 e as 00h44.”

Noutra nota, a Impresa anuncia “SIC vence noite leitoral”. “O Especial de Informação conduzido por Rodrigues Guedes de Carvalho, Clara de Sousa e Bento Rodrigues liderou com 17.2% de share, contra 16.3% da TVI e 10.9% da RTP1. A SIC liderou em todos os blocos de informação ao longo da noite”, informa o comunicado.

Os dois grupos de media privados são adversários de longa data na luta pela liderança de audiências.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SIC vence domingo eleitoral, CNN ganha nos canais informativos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião