Parlamento “desliga” website enquanto investiga se houve ciberataque

  • ECO
  • 31 Janeiro 2022

O site do Parlamento está novamente em baixo, depois de ter sido alvo de um alegado ataque no fim de semana. Serviços da AR dizem ao ECO que desligaram acesso enquanto averiguam se houve mesmo ataque.

O site do Parlamento está novamente indisponível esta segunda-feira, o que acontece depois de um grupo de hackers ter anunciado um alegado ataque à rede informática da Assembleia da República. Os serviços da Assembleia da República dizem ao ECO que suspendeu o acesso a partir do exterior “para verificar se existiu, de facto, algum acesso indevido”.

“Não há, até ao momento, evidência de que o site – que nunca deixou de estar acessível ao longo do dia de ontem – tenha sido alvo de ataque informático. Apesar disso, alertados pelas autoridades para a existência de uma reivindicação de ataque, a Assembleia da República desencadeou todos os procedimentos necessários para verificar se existiu, de facto, algum acesso indevido, razão pela qual suspendeu, hoje, o acesso ao mesmo a partir do exterior, restabelecendo-a mal acabe a verificação já referida”, adianta fonte oficial do Parlamento ao ECO.

No domingo, foi notícia um alegado ciberataque que os serviços da Assembleia da República e a Polícia Judiciária estão a investigar. Um grupo que alegava ser o mesmo que atacou a Impresa no início do ano colocou à venda na internet o que diz ser informação roubada do site do Parlamento, designadamente “informação sensível” do governo, de políticos e partidos, muitos documentos, e-mails e passwords.

Entretanto, outro grupo que alega ser o verdadeiro Lapsu$ Group já veio afastar qualquer intervenção nessa ação.

O site do Parlamento chegou a estar temporariamente indisponível este domingo, durante cerca de cinco minutos, de acordo com o Expresso.

Sem confirmar o ataque informático, os serviços da Assembleia da República disseram ontem que estavam a investigar a situação. “Não existe neste momento qualquer evidência de que o site tenha sido atacado”, mas que o departamento de informática “está a fazer correr todas as ferramentas para averiguar o assunto”, disse fonte do Parlamento à Lusa. Também a Polícia Judiciária confirmou esta segunda à Lusa que está a investigar um eventual ataque informático, mas sem dar mais informações.

(Notícia atualizada às 17h55 com reação dos serviços da Assembleia da República)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento “desliga” website enquanto investiga se houve ciberataque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião