Nas notícias lá fora: CaixaBank, investidoras e “rupia digital”

  • ECO
  • 2 Fevereiro 2022

Da banca aos mercados, passando pela tecnologia, conheça as notícias que estão a marcar o dia lá fora.

A fusão do CaixaBank com o Bankia vai deixar 400 mil clientes pelo caminho. Os gestores de fundos perdem mais de três biliões de dólares por não terem mais mulheres na lista de investidores. Putin acusa o Ocidente de tentar arrastar a Rússia para a guerra. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar o dia lá fora.

Expansión

Fusão CaixaBank/Bankia deixa 400 mil clientes pelo caminho

Quase meio milhão de clientes ficaram pelo caminho, concluída a fusão entre o CaixaBank e o Bankia. O número — cerca de 400 mil — é avançado pelo Expansión esta quarta-feira, sendo natural uma perda de clientes depois de uma operação deste calibre. Isto acontece porque alguns clientes eram simultaneamente clientes dos dois bancos, ou deixaram a instituição durante a integração das duas operações.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso pago/conteúdo em espanhol).

Reuters

Putin acusa EUA de tentarem arrastar a Rússia para a guerra

No meio do conflito que tem marcado as últimas semanas, o presidente russo Vladimir Putin acusou o Ocidente de tentar atrair a Rússia para uma guerra, ignorando as preocupações de segurança entre aquele país e a Ucrânia. “Está claro agora que as preocupações russas fundamentais foram ignoradas”, disse Putin, naquelas que foram as primeiras declarações públicas sobre o assunto. A Rússia colocou mais de 100 mil soldados na fronteira ucraniana e os países ocidentais temem que Putin possa estar a planear uma invasão. Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Bloomberg

Gestores de fundos perdem mais de três biliões de dólares por ignorarem as mulheres

Se as mulheres investissem na mesma proporção que os homens, a indústria global de gestão de fundos poderia ter mais de três biliões de dólares (2,66 biliões de euros) adicionais alocados no ano passado. De acordo com um estudo do BNY Mellon Investment Management, a indústria “tem como alvo esmagadoramente os homens” e as mulheres são mais propensas a considerar o investimento como “inerentemente de alto risco”. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago/conteúdo em inglês).

Folha de S. Paulo

Câmara de São Paulo vai barrar vereadores sem vacinação contra Covid

O presidente da Câmara de S. Paulo avisou que os vereadores e funcionários que não apresentem o comprovativo de vacinação contra a Covid serão impedidos de entrar nas instalações da autarquia. Milton Leite avisou ainda que haverá sanções para estes casos e deu um prazo de 24 horas para vereadores e funcionários apresentarem o certificado. Segundo o autarca, até esta quarta-feira contavam-se cerca de 50 funcionários sem comprovativo de vacinação. Leia a notícia completa na Folha de S. Paulo (acesso livre).

Tech Crunch

Índia anuncia lançamento da rupia digital e vai taxar criptomoedas a 30%

O Governo indiano anunciou que vai lançar a primeira moeda virtual do país a partir de 1 de abril, uma espécie de rupia digital. “Houve um aumento fenomenal nas transações de bens virtuais digitais”, disse a ministra das Finanças daquele país, apontando a necessidade de haver regulamentação neste aspeto. Os planos passam também por aplicar uma taxa de 30% sobre os lucros obtidos com as criptomoedas. Leia a notícia completa no Tech Crunch (acesso livre/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: CaixaBank, investidoras e “rupia digital”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião